CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 052.4.55.O Hora: 10h28 Fase: BC
  Data: 27/03/2018

Sumário

Homenagem à memória de José Euclides Ferreira Gomes Júnior, ex-Prefeito do Município de Sobral, Estado do Ceará, ao ensejo do transcurso do centenário do seu nascimento.

O SR. LEÔNIDAS CRISTINO (PDT-CE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, falar do centenário de nascimento de José Euclides Ferreira Gomes Júnior, celebrado no dia 29 de março de 2018, é um momento propício à reflexão sobre a vida de um homem de bem, um homem de elevada estatura e grandeza, com quem tive a honra de conviver felizes anos de minha vida na nossa querida cidade de Sobral.
A data é comemorada pela sociedade cearense, em especial de Sobral, onde Dr. José Euclides nasceu e deixou as marcas da sua contribuição como cidadão e homem público, ex-Prefeito do Município nos anos 1977 a 1983.
Depois de fazer o ensino médio no Colégio Sobralense, ele concluiu dois cursos universitários no Rio de Janeiro: Licenciatura em Geografia e História, pela Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil, tendo sido orador da turma, e Direito.
No interior de São Paulo, exerceu o magistério e a advocacia, e rapidamente firmou liderança, tendo ajudado a formar a Associação Comercial e sido Presidente do Diretório da UDN - União Democrática Nacional de Adamantina, onde se estabeleceu. No oeste paulista, conheceu o amor da sua vida, a mãe de seus cinco filhos, D. Maria José Santos Ferreira Gomes, com quem se casou em 1957, em Pindamonhangaba.
De volta a Sobral, foi professor catedrático de Sociologia, Antropologia e História na Faculdade de Filosofia Dom José, posteriormente Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), advogado de ofício (atualmente defensor público) e agropecuarista.
É gratificante a compreensão que fica do seu valor humano, estatura intelectual, valores morais e éticos que nortearam a sua vida. Dr. José Euclides influenciou toda uma geração.
São marcantes e exemplares as características destacadas por Ciro Gomes, seu primogênito, ao prefaciar livro de seu pai: a "extraordinária capacidade de trabalho e sua intransgredível fibra moral"; o admirável engenho que conciliava a "profunda cultura intelectual" com "a argúcia para os fatos mundanos da vida prática", a habilidade do "intelectual refinado" que era "capaz de montar horas a fio a cavalo, enquanto cuidava do gado, sua definitiva vocação telúrica".
Homem de profunda leitura em vastas áreas do conhecimento humano, José Euclides cultivava o debate, a oratória, e encantava a inteligência dos alunos e ouvintes dos seus discursos ou da boa conversa. Foi membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras.
Foi também um exemplo de pai, admirado e respeitado pelos filhos, fonte de consulta e orientação mesmo quando "os meninos", já grandes, ocupavam altos cargos da administração pública e partilhavam decisões ouvindo as sábias palavras.
Jubilamos esta personalidade de conduta exemplar com o sentimento de alegria e de reconhecimento. A memória transcende o sentimento da saudade presente no coração de todos nós.
O bom Município se faz com homens bons. Um bom Estado, um bom País, do mesmo modo.
Temos hoje Sobral como exemplo para o Brasil em educação e saúde e como modelo de administração pública. Esse é o resultado da semente plantada por José Euclides em sua austera e profícua gestão, continuado pelo filho Cid Gomes. O Ceará também é exemplo para o País como Estado de finanças equilibradas, líder em educação e em políticas públicas inovadoras.
A grande árvore é conhecida por seus bons frutos. O exemplo do pai moldou o caráter dos filhos, vocacionados para a vida pública, que se conduzem na política e no exercício da vida cotidiana orientados pelo exemplo recebido em casa, de trabalho, ética e moral.
Hoje, Sobral é governada pelo caçula da família, Ivo, que, depois de haver exercido vários mandatos de Deputado Estadual e desempenhado funções de Secretário de Estado, faz agora uma gestão excelente, digna da memória do seu pai.
Lia, médica de profissão, somou as vocações paterna e materna e tem forte atuação na vida pública, notadamente nas atividades políticas e em trabalhos sociais dedicados aos menos favorecidos.
Cid exerceu por duas vezes os mandatos de Deputado Estadual, Prefeito de Sobral e Governador do Ceará. Presidiu a Assembleia Legislativa do Ceará e foi Ministro da Educação.
Lucio, engenheiro civil, depois de alguns anos na iniciativa privada, hoje presta mais uma vez seus relevantes serviços ao Governo do Ceará, agora como Secretário de Infraestrutura.
O outro filho, Ciro Gomes, primogênito, dispensa apresentação ao Brasil neste Parlamento. Foi Deputado Estadual e Federal; Prefeito de Fortaleza, Governador do Ceará, Ministro da Fazenda e Ministro da Integração Nacional. É um nome que honra a política nacional e que, mais uma vez, para servir ao Brasil, apresenta-se como pré-candidato à Presidência da República, pelo Partido Democrático Trabalhista - PDT.
Este é o legado do Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior, a quem dedico as minhas mais comovidas homenagens.
À família, o meu preito de amizade e gratidão.
Sr. Presidente, eu queria que V.Exa. registrasse meu pronunciamento nos Anais e a ele desse divulgação nos meios de comunicação da Casa, em especial no programa A Voz do Brasil.
Muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (Delegado Edson Moreira) - Seu pedido foi deferido.



JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIOR, EX-PREFEITO, SOBRAL (CE), ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO, HOMENAGEM.
oculta