CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 050.3.55.O Hora: 20h36 Fase: OD
  Data: 28/03/2017

Sumário

Apelo ao Prefeito do Município de Aracati, Estado do Ceará, Bismark Pinheiro Maia, de manutenção da Banda Jacques Klein. Solidariedade aos músicos da banda.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, telespectadores conterrâneos, aracatienses, eu venho a esta tribuna mais uma vez fazer um apelo ao nosso Prefeito de Aracati, o Sr. Bismarck Pinheiro Maia, para que ele tenha sensibilidade e inicie um diálogo com os músicos da banda de música Jacques Klein, uma banda de música tradicional da nossa cidade que tem 39 anos de existência.
Infelizmente, Sr. Presidente, os músicos fizeram uma manifestação porque essa banda está prestes a se acabar. A banda tem uma história consagrada de um dos maiores maestros do mundo, o Jacques Klein. Ele é um músico premiado internacionalmente e é um dos maiores pianistas do mundo.
Lamentavelmente, por falta de sensibilidade, estão querendo acabar com a história dessa banda de música da minha cidade. Por isso, mais uma vez, eu venho fazer o apelo dramático para que não façam isso, pois essa banda é considerada um patrimônio imaterial da nossa cidade.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Está feito o registro, Deputado.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados,
telespectadores da TV Câmara, demais meios de comunicação e mídia que nos acompanham cotidianamente, venho a esta tribuna para fazer um apelo ao Prefeito de Aracati, Bismarck Pinheiro Maia, para que retome a conversa com os músicos da Banda Jacques Klein, pois a tradicional banda do Município corre o risco de acabar.
Nesta segunda-feira, dia 27, os músicos fizeram protesto na Câmara Municipal de Aracati contra a decisão do Prefeito Bismark Maia que desfez a composição da banda alegando contenção de despesas.
A banda, que tem 39 anos de tradição e que leva o nome do músico mais famoso e premiado de Aracati, Jacques Klein, encanta os moradores e turistas do Município de Aracati no Ceará e não pode acabar por falta de recursos. A cultura aracatiense é que perde com esse descaso.
Mais sobre Jacques Klein. Jacques Klein nasceu em Aracati no dia 10 de julho de 1930, filho de Alberto Jacques Klein, comerciante, e Gasparina Pinheiro Klein. Faleceu em 23 de outubro de 1982, aos 52 anos, vítima de câncer, no Rio de janeiro.
Sua vocação musical manifestou se muito cedo. Era um garoto dotado de um esplêndido ouvido musical, destacando se nas aulas de música e mostrando um apurado gosto musical.
Até os 18 anos, Jacques dedicou se ao estudo do jazz, tendo inclusive feito algumas gravações desse estilo musical em disco de 78 rpm.
No ano de 1949, foi para os Estados Unidos com a firme intenção de estudar música clássica. O seu primeiro contato profissional aconteceu com o legendário músico norte-americano Art Tatum, que, impressionado ao vê-lo tocar jazz em Nova York, fez-lhe o convite para tocar como profissional em sua banda. Jacques manteve se firme na sua decisão de estudar clássico e não aceitou o convite do músico famoso.
Seu grande momento internacional aconteceu em 1953, em Genebra, na Suíça, quando conquistou, com méritos, o primeiro lugar no concurso internacional para pianistas. Na época, era esse o mais importante concurso em todo o mundo e, depois de muitos anos, um pianista veio a conquistar o primeiro lugar na competição.
A partir dessa conquista, sua carreira na Europa tomou rumos de grande sucesso. Era um pianista admirado em todo o velho continente e, em Viena, na Áustria, terra de grandes músicos, Jacques Klein chegou a ser comparado a Horowitz e Rubinstein, na época, os grandes nomes da música clássica, suas apresentações eram concorridíssimas, grande público se aglomerava à porta das casas onde se apresentava na Europa e rendiam homenagens ao músico aracatiense. Inúmeras foram as condecorações a ele conferidas.
Deixo aqui a minha solidariedade aos integrantes da tradicional banda de música Jacques Klein e faço um apelo ao Prefeito para que não acabe o grupo musical.
Muito obrigado.



SOLICITAÇÃO, BISMARCK PINHEIRO MAIA, PREFEITO, ARACATI (CE), ABERTURA, DIÁLOGO, MANUTENÇÃO, BANDA DE MUSICA, MUNICÍPIO. BIOGRAFIA, JACQUES KLEIN, MÚSICO, ARACATI (CE),.
oculta