CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 047.4.55.O Hora: 9h0 Fase: HO
  Data: 22/03/2018

Sumário

Sessão solene em homenagem ao Dia Internacional do Direito à Verdade, Sobre Graves Violações aos Direitos Humanos e da Dignidade das Vítimas. As notas taquigráficas desta Sessão Não Deliberativa Solene poderão ser solicitadas ao Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação - DETAQ.

Ata da 47ª (quadragésima sétima) Sessão da Câmara dos Deputados, Não Deliberativa Solene, matutina, da 4ª Sessão Legislativa Ordinária, da 55ª Legislatura, em 22 de março de 2018. Às 09h33, o Sr. Pedro Uczai, 3º Suplente de Secretário, declarou aberta a sessão e deu por dispensada a leitura da ata da sessão anterior. O Sr. Presidente informou que a sessão se destinou à Homenagem ao Dia Internacional do Direito à Verdade, Sobre Graves Violações aos Direitos Humanos e da Dignidade das Vítimas; prestou as devidas homenagens; e convidou para compor a Mesa as Sras. Luiza Erundina, Deputada Federal; Fátima Bezerra, Senadora da República; Eliana Castro, Representante de familiares de mortos e desaparecidos vítimas da ditadura civil-militar; Diana Vanegas, Embaixadora de El Salvador; Anielle Silva e Mônica Benício, respectivamente, irmã e companheira da Vereadora Marielle Franco; e os Srs. Alisson Rafael de Sousa Lopes, Presidente da Comissão da Memória e da Verdade da OAB/DF; Gilney Viana, Representante de familiares de mortos e desaparecidos vítimas da ditadura civil-militar; e Dom Leonardo Steiner, Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O Sr. Presidente convidou todos a ouvir o Hino Nacional. Após a exibição do vídeo institucional, o Sr. Presidente concedeu a palavra à Sra. Luiza Erundina, autora do requerimento, e proferiu o discurso do Sr. Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados. Nos termos do § 2º do artigo 18 do Regimento Interno, assumiu a Presidência a Sra. Luiza Erundina e concedeu a palavra aos Srs. Wadih Damous, pelo PT; Ivan Valente, pelo PSOL; Jandira Feghali, pelo PCdoB; Paulo Teixeira, pela Minoria; Júlio Delgado, Líder do PSB; e Ronaldo Lessa, pelo PDT; e aos Srs. componentes da Mesa Gilney Viana, Dom Leonardo Steiner, Alisson Rafael de Sousa Lopes, Diana Vanegas, Fátima Bezerra, Mônica Benício e Anielle Silva. Usaram da palavra pela ordem as Sras. Benedita da Silva, Janete Capiberibe, Erika Kokay e Luizianne Lins; e os Srs. Chico Alencar e Glauber Braga. A Sra. Presidente homenageou Mônica Benício e Anielle Silva com flores, registrou a presença de convidados, reiterou as homenagens prestadas, agradeceu a presença de todos e, às 11h41, encerrou a sessão.

Rocha
Presidente

Carlos Melles
Secretário

As notas taquigráficas desta Sessão Não Deliberativa Solene poderão ser solicitadas ao Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação - DETAQ.