CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 045.3.55.O Hora: 10h28 Fase: BC
  Data: 23/03/2017

Sumário

Prestação de conta do trabalho da bancada federal do Ceará no tocante à liberação de recursos para obras e serviços de saúde no Estado.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, telespectadores, falo aqui como ex-coordenador e atual coordenador-adjunto da bancada federal do Ceará em Brasília.
Realizamos ontem duas grandes reuniões importantes: uma com a bancada do Nordeste, tratando da renegociação das dívidas agrícolas; e outra com os magistrados brasileiros, com a Associação dos Magistrados Brasileiros, com a Associação Cearense de Magistrados e o Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, para prestação de conta do trabalho da bancada do nosso Estado.
Aproveito esta oportunidade para mostrar para a sociedade cearense todo o trabalho que nós da bancada federal desempenhamos aqui para a liberação de recursos para o Ceará.
No ano passado, priorizamos primeiro a questão hídrica do nosso Estado, que é um dos problemas mais cruciais que enfrentamos. E, como a nossa bancada federal tem direito a uma emenda impositiva, além das demais, priorizamos a liberação de 150 milhões de reais para a conclusão das obras do Cinturão das Águas do Ceará.
Essa é uma obra estruturante e importante, pois vai fazer a interligação das bacias hídricas do Estado com as águas do Rio São Francisco. Em breve, se Deus quiser, essas águas estarão jorrando no nosso Ceará, indo para Jati e depois para o Rio Salgado.
Ressalto, portanto, que a obra do Cinturão das Águas foi priorizada pela bancada do Ceará e que já foi pago esse recurso de 150 milhões de reais.
Também priorizamos a saúde em nosso Estado. No ano passado, a bancada federal, além dos recursos programados, foram empenhados e pagos recursos no valor de 24 milhões, 918 mil e 132 reais para a Secretaria de Saúde do Estado, para custeio da média e alta complexidade.
Inclusive, para este ano, das duas emendas impositivas, destinamos, uma, no valor de 112 milhões de reais, também para custeio da saúde no Estado.
Liberamos, e foram pagos, recursos para a conclusão do complexo de pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ em Eusébio, da ordem de 19 milhões, 297 mil e 556 reais, além dos 10 milhões de reais já empenhados para essa obra tão importante.
Liberamos mais 882 mil e 926 reais para a saúde.
Liberamos recursos da ordem de 4 milhões, 155 mil e 647 reais para expansão e restruturação do Instituto Federal de Educação.
Liberamos 29 milhões e 900 mil reais para a construção do trecho rodoviário do entroncamento da CE-040 com a Ponte Sabiaguaba, na BR-020.
Liberamos 35 milhões de reais para a dragagem do Porto do Mucuripe, a fim de viabilizar o terminal de passageiros e permitir a ancoragem de navios transatlânticos.
Liberamos 112 milhões de reais para obras hídricas no Estado, como perfuração de poços, adutoras, carros-pipas.
Portanto, esse é um trabalho muito importante que nós da coordenação da bancada do Ceará desempenhamos, do qual estamos aqui prestando conta.
Sr. Presidente, gostaria que o meu pronunciamento fosse divulgado pelo programa A Voz do Brasil.
Muito obrigado.



BALANÇO, ATUAÇÃO, BANCADA PARLAMENTAR, CEARÁ.
oculta