CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 044.4.55.O Hora: 16h48 Fase: BC
  Data: 21/03/2018

Sumário

Participação na Seafood Expo-2018, realizada em Boston, Estados Unidos, na condição de Secretário Geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pesca e da Aquicultura. Participação expressiva do Estado do Ceará no setor pesqueiro nacional.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, venho destacar a missão oficial de que participamos. Estivemos na Seafood Expo-2018, em Boston, Massachusetts, Estados Unidos, como Secretário-Geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pesca e da Aquicultura, juntamente com os Deputados Antonio Bulhões e Roberto Sales, onde conhecemos de perto as novas tecnologias e produtos apresentados no setor pesqueiro.
Fiz questão de prestigiar o stand do Brasil, no qual fui recebido pelos empresários enviados à exposição pelo Srs. Expedito Ferreira e Júnior Guedes, que é, como eu, de Aracati, cidade em que há uma das maiores empresas exportadoras de lagosta, camarão e peixes do Brasil. Também estivemos com a Consulesa-Geral do Brasil, Sra. Glivânia Maria de Oliveira, que nos concedeu, inclusive, um almoço.
Enfim, o Ceará esteve muito bem representado.
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Muito obrigado, Deputado. Vamos divulgar o seu pronunciamento no programa A Voz do Brasil.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, venho
estacar a minha missão oficial para participar da Seafood Expo-2018, realizada entre 11 e 13 de março em Boston, Massachusetts, Estados Unidos. Lá estive como Secretário-Geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pesca e da Aquicultura, juntamente com os Deputados Federais Antônio Bulhões, do PRB de São Paulo, e Roberto Sales, do PRB do Rio de Janeiro. Pudemos conhecer de perto as novas tecnologias e produtos apresentados para o setor pesqueiro.
Eu fiz questão de prestigiar o stand do Brasil, no qual fui recebido com muito carinho pelos empresários da Maris de Aracati, Expedito Ferreira e Júnior Guedes. A delegação do Parlamento foi recebida para almoço pela Consulesa-Geral do Brasil em Boston, Glivânia Maria de Oliveira.
O Ceará é um Estado importante no setor e está em segundo lugar no ranking de venda do País. As empresas pesqueiras locais movimentam 51,2 milhões de dólares em exportações, perdendo apenas para o Pará.
A área pesqueira tem um grande potencial exportador. No ano passado, o Brasil exportou 225 milhões de dólares em produtos do segmento, pelos números do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior - MDIC, o que significa aproximadamente 36,8 mil toneladas de pescado.
Muito obrigado.



JOSÉ AIRTON CIRILO, DEPUTADO FEDERAL, PARTICIPAÇÃO, SEAFOOD EXPO NORTH AMERICA (2018, BOSTON (USA)), PESCA, CEARÁ, REPRESENTAÇÃO.
oculta