CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 044.3.53.O Hora: 18h30 Fase: GE
  Data: 23/03/2009

Sumário

Participação do orador no ato de celebração eucarística de ordenação episcopal e posse de Dom Derek John Christopher Byrne, na Diocese de Guiratinga, Estado do Mato Grosso.

O SR. WELLINGTON FAGUNDES (PR-MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ontem, domingo, estivemos na cidade de Guiratinga, no Estado de Mato Grosso, e participamos de uma celebração eucarística de ordenação episcopal e também da tomada de posse de Dom Derek John Christopher Byrne, na Diocese de Guiratinga.
Foi uma cerimônia muito organizada, de 3 horas, uma festividade que comoveu a todos nós.
Sr. Presidente, é importante estar aqui para falar, neste momento em que a Diocese de Guiratinga se alegra muito com a ordenação de seu novo bispo. A nossa diocese tem passado por uma experiência triste, com a morte de Dom Sebastião em um acidente de carro, no dia 20 de dezembro de 2007. Hoje nos lembramos com gratidão dos 6 anos em que Dom Sebastião ficou à frente da Diocese de Guiratinga. Temos certeza de que, da casa do Pai, ele continua nos ajudando e participou da nossa alegria, quando, no dia 24 de dezembro, o Papa Bento XVI nomeou o Padre Derek como o novo bispo diocesano. E ontem foi o momento da posse e de toda a sua cerimônia.
"Ao Bispo é confiado o cuidado especial de uma Igreja particular, para apascentar as ovelhas em nome do Senhor, exercendo sobre ela o múnus de ensinar, santificar e reger."
Dom Derek John Christopher Byrne nasceu no dia 17 de janeiro de 1948, em Dublin, Capital da Irlanda, filho de Christopher Noel Byrne e Kathleen Mary Byrne. No dia 21 de setembro de 1965, ingressou no Seminário da Sociedade Missionária de São Patrício, em Kiltegan.
Depois de se bacharelar em Filosofia e Ciências Sociais na Universidade de Cork, tornou-se membro permanente da Sociedade Missionário de São Patrício e ainda se formou em Teologia. Em 9 de junho de 1973, ordenou-se sacerdote pela imposição das mãos de Dom James Kavanaugh, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Dublin.
Chegou ao Brasil em 1973 e trabalhou na Paróquia Nossa Senhora de Monte Serrate, na cidade de Cotia, em São Paulo, ficando até 1980, quando foi transferido para os Estados Unidos, morando em New Jersey até 1990.
Retornou ao Brasil em 2004, indo diretamente para Castanheira, no Estado do Mato Grosso. Lá, Sr. Presidente, Dom Derek teve a oportunidade de evangelizar e também foi empossado pároco pelo saudoso Dom Franco Dalla Valle, no dia 6 de março. Consultor da Diocese de Juína, foi designado também ecônomo daquela diocese em agosto de 2004 e confirmado nesse cargo por Dom Milton Antônio dos Santos, Administrador Apostólico, depois da morte de Dom Franco, em agosto de 2007.
Sr. Presidente, aproveitamos este tempo de que dispomos para parabenizar toda a comunidade católica.
A cerimônia foi extremamente prestigiada e contou com a presença de pessoas de vários países e de diversos recantos do Brasil, o que demonstra a capacidade do nosso companheiro Dom Derek, que dispensa grande atenção às pessoas, é um grande evangelizador e grande conselheiro e amigo.
Desejo a Dom Derek John Christopher Byrne sucesso na Paróquia da cidade de Guiratinga. Que ele possa cumprir seu papel de evangelizador e que possa também trabalhar pela sociedade de Guiratinga, cidade pela qual tenho carinho especial, porque lá sempre tive grande votação e tenho grandes amigos.
A população de Guiratinga, que foi a capital da região sul de Mato Grosso, está recebendo um grande presente com a chegada desse grande homem, cidadão e evangelizador.
Muito obrigado, Sr. Presidente.

FOLHETO A QUE SE REFERE O ORADOR

(O Folheto Celebração Eucarística de Ordenação Episcopal e Tomada de Posse, a que se refere o Deputado Wellington Fagundes, encontra-se na Coordenação de Arquivo do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, conforme Memorando nº 021/2009, emitido pelo Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação — art. 98, § 3º, do RI)



DEREK JOHN CHRISTOPHER BYRNE, BISPO, ORDENAÇÃO, IGREJA CATÓLICA, DIOCESE, MUNICÍPIO, GUIRATINGA, MT, BIOGRAFIA, DOCUMENTO, MISSA, ANAIS DA CÂMARA, TRANSCRIÇÃO, CONGRATULAÇÕES.
oculta