CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 043.2.55.O Hora: 15h4 Fase: OD
  Data: 17/03/2016

Sumário

Repúdio a episódio de violência contra manifestante petista em manifestação em Brasília, Distrito Federal. Preocupação com a segurança dos participantes de manifestações contra o impeachment da Presidenta da República, Dilma Rousseff, e em apoio à democracia e ao Estado Democrático de Direito. Apelo por não aceitação de provocação por parte dos apoiadores da Presidente da República, Dilma Rousseff, nas manifestações do dia 18 de março.

A SRA. ANA PERUGINI (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu venho à tribuna em função do ocorrido hoje, na manifestação em frente ao Palácio, por ocasião da posse não só do Ministro Luiz Inácio Lula da Silva, mas do Ministro da Aviação, do Ministro Chefe de Gabinete da Presidenta e do Ministro da Justiça.
O Sr. Chico Aquino, que está hospitalizado, teve o seu nariz fraturado porque alguém jogou uma bicicleta em cima dele devido ao fato de estar usando uma camiseta branca com a estrela do Partido dos Trabalhadores. E, justamente, quem atirou a bicicleta estava usando uma camisa vermelha.
E, amanhã, nós vamos ter manifestações, sim, e todo o povo precisa ir para a rua, assim como o povo que vestiu verde e amarelo, as cores da nossa Bandeira, foi para a rua e teve seus direitos respeitados, numa manifestação pública e pacífica. Amanhã, também, nós teremos manifestações.
Nós precisamos ir para a rua, mas não devemos andar sozinhos nem aceitar nenhum tipo de provocação, para que nós possamos, como aconteceu em outras oportunidades, ir para essa manifestação, amanhã, pela democracia, contra o golpe e pelo Estado Democrático de Direito em nosso País.
Então, Sr. Presidente, fica aqui o nosso pedido.
E, em função desse clima de ódio que foi instalado, há uma camiseta aqui que diz que os 54 milhões de brasileiros que votaram na Presidenta Dilma não usam o jornal para ler, mas para se limpar. Esse tipo de intolerância que vem acontecendo nas manifestações - está aqui, vejam - e em nossa sociedade precisa acabar, porque a paz, antes de tudo, deve reger toda manifestação.
Então, fica aqui o apelo para que nós, de fato, possamos ir para a rua, mas não andemos sozinhos nem aceitemos provocação, porque nós estaremos, amanhã, defendendo a democracia do nosso País.


REPÚDIO, VIOLÊNCIA, CONTRA, MILITANTE POLÍTICO, MANIFESTAÇÃO PÚBLICA, POSSE, MINISTRO-CHEFE, MINISTRO DE ESTADO. PREOCUPAÇÃO, SEGURANÇA, MANIFESTAÇÃO PÚBLICA, CONTRA, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DEFESA, ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.
oculta