CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 039.4.54.O Hora: 13h18 Fase: CG
  Data: 11/03/2014

Sumário

Debate do fortalecimento das Forças Armadas do Brasil.

O SR. DEPUTADO EDUARDO BARBOSA - Sr. Presidente, quero cumprimentar Ari Matos Cardoso, Secretário-Geral do Ministério da Defesa, representando o Ministro da Defesa Celso Amorim; o Almirante de Esquadra Carlos Augusto de Sousa, Chefe do Estado-Maior da Armada, representando o Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, Comandante da Marinha do Brasil; o General de Divisão Luiz Felipe Linhares Gomes, Chefe do Escritório de Projetos do Estado-Maior do Exército, representando o General de Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército Brasileiro; o Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, Chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, representando o Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica; Miriam Cristina Dienstmann Stein, Presidente da Associação dos Militares da Reserva e Pensionistas das Forças Armadas; e Genivaldo da Silva, Presidente da Associação dos Militares da Reserva e Pensionistas das Forças Armadas no Distrito Federal.
Sr. Presidente, aqui me pronuncio como atual Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, cargo que assumi na semana passada, substituindo o Presidente Nelson Pellegrino. Pela primeira vez estou assumindo o desafio de conduzir nesta Casa uma Comissão que trata de um tema de extrema importância, o que para mim também será um aprendizado, já que, apesar de 20 anos de vida parlamentar, não tive ainda a oportunidade de exercer tal função e de estar intimamente ligado aos temas da defesa nacional.
Sabemos que há vários Parlamentares na Comissão que exercem com primazia essa função, entre eles a Deputada Perpétua Almeida, que preside a Subcomissão Permanente para Acompanhar os Projetos Estratégicos das Forças Armadas. No entanto, a minha posição aqui é a de cumprimentar o Deputado Izalci pela iniciativa de requerer a realização desta Comissão Geral e inclusive me coloco à disposição para que o desdobramento desta Comissão Geral possa ocorrer na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da qual sou Presidente.
Sabemos que a Subcomissão já exerce um trabalho relevante, principalmente dando visibilidade às políticas estratégicas desenvolvidas pelas Forças Armadas, mas, pelo pouco que pude ouvir até então, acreditamos que podemos nos aprofundar noutros temas, principalmente naqueles referentes às condições de trabalho de todos vocês. E mesmo os representantes das entidades e dos familiares dos militares que estão aqui podem ter também, na Comissão que presido, um espaço para a discussão dessas questões.
Esse é um compromisso desta Presidência, porque já estabelecemos uma relação muito estreita com as Forças Armadas. Eles estão sempre presentes conosco discutindo pauta, discutindo os projetos estratégicos, estão conosco inclusive informando o que acontece no desenvolvimento desses projetos. Esse é um papel da Comissão, e temos que aprofundá-lo.
Eu mesmo já tenho agendas marcadas para conhecer vários projetos das Forças Armadas, e nós vamos fazê-lo da melhor forma possível. Mas vamos fazer nessa Comissão também uma discussão que amplie os horizontes, estabelecendo novas interlocuções, além das formais, as oficiais, as institucionais, para que possamos também ouvir outros segmentos que representam uma parcela da nossa população que desempenha um papel de relevância para a autonomia do nosso País.
Então, são essas as minhas palavras. Nosso gabinete e a Comissão estão à disposição de todos vocês.
Muito obrigado. (Palmas.)



COMISSÃO GERAL, DEBATE, FORTALECIMENTO, VALORIZAÇÃO, FORÇAS ARMADAS, DEFESA.
oculta