CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 032.2.55.O Hora: 14h26 Fase: OD
  Data: 09/03/2016

Sumário

Clamor por ações no Poder Executivo para resolução da crise econômica e por retorno de deliberações urgentes no Parlamento ante a paralisia no cenário político com a perspectiva do impeachment da Presidenta da República, Dilma Rousseff.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO À MESA PARA PUBLICAÇÃO
O SR. RENZO BRAZ (Bloco/PP-MG. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Brasil parou em torno de um único tema: o impeachment. A situação da Presidente da República está em todas as rodas de conversa, em todas as tratativas políticas, em toda a mídia, todos os dias. E não poderia ser diferente, em face, é óbvio, da relevância e delicadeza da situação. Em sã consciência, ninguém poderia esperar que fosse diferente, até porque a democracia brasileira encontra-se em franca vigência.
Ocorre, porém, nobres colegas, que há muito foi extrapolada a esfera da razão, do bom senso e da prudência. Não se trata mais, apenas de desconforto, preocupação ou incerteza. Na verdade, os ânimos têm andado perigosamente exacerbados, enquanto programas, projetos, ações e serviços entraram em ritmo de espera. À crise econômica somou-se a política, o que também emperra a tomada de decisão, de forma especialmente nefasta, em setores estratégicos, como educação e saúde, sem falar de meio ambiente e outros mais.
O Executivo não consegue sair do estado de permanente estupefação, assombrado diante das próprias incertezas, do declínio de popularidade, dos índices absolutamente devastadores da economia.
Esta Casa, por sua vez, tem adiado deliberações importantes e urgentes para o povo brasileiro. Há uma agenda dependente de nós, e o Brasil tem pressa em vê-la enfrentada. Mas, chegamos ao limite do anseio de mudança. Todos nós, brasileiros, merecemos respeito e verdade. Precisamos resolver esse impasse político do impeachment. E é chegada a hora!
Sr. Presidente, vivemos hoje uma anomalia que não faz bem a ninguém. A Nação quer voltar ao ritmo natural. A sociedade clama por menos tensão e mais Governo. Enquanto seus representantes, façamos o que nos cabe.
Muito obrigado.


BRASIL, POLÍTICA, CRISE, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, IMPEACHMENT, TEMA, RENZO BRAZ, DEPUTADO FEDERAL, AUTORIA, PRONUNCIAMENTO PARLAMENTAR.
oculta