CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 029.3.55.O Hora: 15h4 Fase: PE
  Data: 14/03/2017

Sumário

Realização de eventos pela Embaixada de Israel na Argentina para recordação dos 25 anos do ataque terrorista à sede da embaixada em Buenos Aires.

O SR. ROBERTO DE LUCENA (PV-SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, no dia 17 de março de 1992, um caminhão cheio de explosivos, dirigido por um homem-bomba, explodiu na Embaixada de Israel em Buenos Aires, matando 29 pessoas e deixando feridas mais de 250 pessoas, em sua maioria, crianças.
No ataque à Embaixada, uma escola e uma igreja católica foram completamente destruídas. Quatro israelenses morreram, mas a grande maioria das vítimas era argentina.
Até o dia de hoje, Sr. Presidente, esse é considerado o maior ataque contra uma missão diplomática de Israel. Um grupo chamado Organização da Jihad Islâmica, ligado ao Irã e ao Hezbollah, reivindicou a responsabilidade pelo atentado.
A Embaixada de Israel na Argentina relembra nesta semana os 25 anos do triste ataque terrorista sofrido por Israel e por toda a Argentina. Promove-se uma campanha com o objetivo de recordar em todos nós o que aconteceu, bem como mostrar que somos todos a favor da paz e contra o terror.
Trago para a tribuna a expressão da minha solidariedade aos filhos de Israel espalhados, por todo o mundo. Trago também a minha solidariedade ao povo argentino, ferido, magoado por esse triste atentado, que feriu profundamente a alma nacional.
Trago para a tribuna a esperança de que, neste País, o nosso querido Brasil, a partir deste Parlamento, nós continuemos compreendendo que são os nossos gestos, o nossos movimentos que devem ser diariamente pautados pela responsabilidade que temos com a cultura da paz, enfrentando e debelando todos os sinais de intolerância, preconceito e discriminação, por qualquer que seja o motivo.
Sr. Presidente, era esse o registro que eu gostaria de fazer nesta oportunidade.
Muito obrigado.
Shalom! Que Deus abençoe o Brasil!



ATENTADO, ISRAEL, EMBAIXADA, EVENTO, BUENOS AIRES, ARGENTINA, REALIZAÇÃO.
oculta