CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 026.4.55.O Hora: 16h40 Fase: GE
  Data: 07/03/2018

Sumário

Realização de homenagem às Deputadas Constituintes no Salão Nobre da Casa. Adoção de plano emergencial de combate à violência contra a mulher.

A SRA. ANA PERUGINI (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, hoje realizamos uma homenagem às nossas Deputadas Constituintes, no ano em que comemoramos os 30 anos da Constituição Federal. A Deputada Benedita da Silva, que ainda está entre nós, foi uma Constituinte e está sendo homenageada agora no Salão Nobre da Câmara Federal.
Mas, além disso, eu queria ressaltar que as estatísticas do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2017 mostram que houve aumento no número de assassinatos de mulheres em 6,5% em relação ao ano de 2016.
No nosso País, a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada e, a cada 2 horas, uma mulher é assassinada. Ainda segundo esses dados, a cada hora, 503 mulheres são espancadas em nosso País, sofrendo todo tipo de agressão.
Durante essa semana, nós recebemos a notícia de que 230 milhões aqui da Câmara Federal estão retornando ao Governo Federal, especificamente para o Ministério Extraordinário da Segurança Pública, para o combate ao tráfico de drogas e também à violência contra a mulher. Eu queria ressaltar que nós precisamos de um plano emergencial de combate à violência contra a mulher, diante dos números que foram apresentados aqui e que vêm sendo crescentes no nosso País.
Se nós empregássemos esses recursos na Casa da Mulher Brasileira, nós teríamos a construção de pelo menos 25 Casas da Mulher Brasileira. Se nós empregássemos esses recursos na Patrulha Maria da Penha, nós teríamos 1.150 Patrulhas Maria da Penha no nosso País.
Então, eu venho aqui fazer um chamado a todas as mulheres e a todos os Parlamentares desta Casa para que nós possamos, numa única força, cobrar um plano emergencial de combate à violência contra a mulher no nosso País, porque isso sim surtirá efeito, isso sim dará visibilidade à necessidade que nós temos hoje de mudar a cultura de violência para uma cultura de paz.
Muito obrigada, Sr. Presidente.



REALIZAÇÃO, HOMENAGEM, BENEDITA DA SILVA, DEPUTADO FEDERAL, CONSTITUINTE, MULHER. NECESSIDADE, POLÍTICA PÚBLICA, COMBATE, VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, DECORRÊNCIA, AUMENTO, NÚMERO, FEMINICÍDIO, ESTUPRO.
oculta