CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 016.3.55.O Hora: 9h16 Fase: BC
  Data: 22/02/2017

Sumário

Suspensão pelo Presidente da República, Michel Temer, de portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre a autorização da importação de café pelo Brasil.

O SR. ZÉ SILVA (Bloco/SD-MG. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, eu quero aqui me dirigir especialmente aos cafeicultores de Minas Gerais, do Espírito Santo, de Rondônia e do sul da Bahia.
Estivemos ontem, inclusive essa Presidência, o Deputado Manato, com o Ministro Imbassahy, e tivemos uma conquista. O Ministro da Agricultura, infelizmente, tinha causado um desserviço à cafeicultura brasileira, e o Presidente Michel Temer, atendendo à demanda da cafeicultura brasileira, suspendeu a portaria do Ministro. Na reunião da Câmara de Comércio Exterior - CAMEX hoje, não será debatido o tema. Isso significa o respeito do Presidente a este Parlamento, às nossas bancadas, mas, especialmente, à cafeicultura brasileira, à cafeicultura mineira.
Já foi causado um prejuízo, Deputado Manato, até porque já houve uma queda no preço da saca de até 35 dólares. Isso é um prejuízo irreparável. Porém, quero registrar a nossa luta e a nossa conquista.
Peço que veiculem este pronunciamento nos veículos de comunicação desta Casa e no programa A Voz do Brasil.
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Muito obrigado, Deputado Zé Silva. Se V.Exa. me permite pegar uma carona no que V.Exa. falou, eu estive lá junto com V.Exa., com a bancada toda do Espírito Santo, a bancada de Minas Gerais, de Rondônia, da Bahia - havia algumas pessoas até do Rio de Janeiro -, mais de 30 Parlamentares. Nós fizemos a mobilização com o Blairo, não conseguimos. Fomos à Casa Civil, com o Imbassahy, e tivemos essa vitória. Essa é uma vitória do Congresso, desses Deputados, dos Parlamentares, dos cafeicultores. Essa suspensão já é uma vitória das bancadas.
Então, parabéns a V.Exa.!
Eu quero parabenizar a bancada do Estado do Espírito Santo, que, junto à bancada de V.Exas. e a outras, esteve presente o tempo todo, do lado do cafeicultor. Não arredamos o pé 1 minuto! É uma vitória de todos.
Acredito que, continuando mobilizados, nós vamos conseguir a vitória. Já em maio, há nova produção, e não vai ser preciso imposição.
Parabéns a todos nós que vencemos essa luta!



SATISFAÇÃO, SUSPENSÃO, PORTARIA, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, AUTORIZAÇÃO, IMPORTAÇÃO, CAFÉ.
oculta