CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 015.2.55.O Hora: 18h6 Fase: OD
  Data: 24/02/2016

Sumário

Exaltação do ecossistema e da biodiversidade da Mata Atlântica. Importância do papel do Centro Integrado para a Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica - In Bio Veritas, em Curitiba, Estado do Paraná, em ações de conservação da Mata Atlântica.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO À MESA PARA PUBLICAÇÃO
O SR. GIACOBO
(Bloco/PR-PR. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, recentemente, a imprensa noticiou que a cidade de Curitiba, Paraná, é das capitais brasileiras a que mantém fração mais reduzida da Mata Atlântica, segundo o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, obra editada pela Fundação SOS Mata Atlântica. Atualmente, sua cobertura vegetal se restringe a 578 hectares, aproximadamente 1% da área primitiva.
No plano nacional, permanecem de pé apenas 8,5% de remanescentes florestais acima de 100 hectares. Estudos isentos comprovam que se trata de uma área extremamente rica em biodiversidade. Sua composição original era de florestas ombrófilas densas, abertas e mistas, de florestas estacionais deciduais e semideciduais, de campos de altitude
, de mangues e de restingas.
Em 1832, Charles Robert Darwin, naturalista britânico que formulou a teoria da evolução das espécies, de retorno de um passeio à Mata Atlântica disse:
"Delicioso em si, entretanto, é um termo fraco para expressar os sentimentos de um naturalista que, pela primeira vez, passeou sozinho em uma floresta brasileira. A elegância da coberta do solo, a novidade das plantas parasitas, a beleza das flores, o verde brilhante da folhagem, mas, sobretudo, a vegetação luxuriante me encheram de admiração. (...) Para uma pessoa que aprecia história natural, um dia como este gera um profundo prazer, que não se pode ter esperança de vivenciar outra vez."
Na floresta existem mais de 20 mil espécies de plantas, 8 mil endêmicas; 270 espécies conhecidas de mamíferos; 992 de aves; 197 de répteis; 372 de anfíbios; e 350 de peixes. Tudo isso constitui um verdadeiro hotspot mundial, um dos domínios mais ricos em biodiversidade do planeta.
Para protegê-la, criou-se em 2007, na cidade de Curitiba, o Centro Integrado para a Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica
- In Bio Veritas, que se volta prioritariamente às ações efetivas de conservação. Integram o Centro representantes da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Museu de História Natural Karlsruhe (Alemanha) e da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
Sabe-se que há quatro linhas de ação sendo seguidas pela entidade. A primeira se refere à manutenção de um banco de dados das pesquisas originárias do litoral paranaense, região muito importante para a conservação por ser parte do maior remanescente contínuo da Mata. A segunda cuida da avaliação e compilação de pesquisas em unidades de conservação (UCs) no litoral, que possui 19 unidades de conservação, sendo 13 delas de proteção integral. A terceira é o estabelecimento de um protocolo da biodiversidade da Mata Atlântica, com aferimento das condições atuais e definição de prioridades de pesquisa e ações de preservação. Por fim, o último passo
, que define os conteúdos programáticos para cursos de capacitação.
Sem permitir que o Brasil se desvie um milímetro sequer de sua vocação natural de celeiro do mundo, não se pode também deixar de enaltecer, pelo esplendor de seu ecossistema e biodiversidade, associado à diversidade de plantas, animais e cascatas, o papel desempenhado pela Mata Atlântica, que já cobriu 16% do nosso território.
Isto posto, concluo, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, relembrando feliz manifestação de Olavo Bilac a respeito do tema: "Vê que grande extensão de matas, onde impera, fecunda e luminosa, a eterna primavera!"

Saibamos merecê-la.
Muito obrigado.



MATA ATLÂNTICA, CURITIBA (BR), DESMATAMENTO, CENTRO INTEGRADO PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA, IN BIO VERITAS, ENTIDADE, PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, ATUAÇÃO, ELOGIO.
oculta