CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 010.4.55.N Hora: 11h52 Fase: OD
  Data: 26/06/2018

O SR. DANILO FORTE (PSDB - CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Deputados, é até bom que esta Casa esteja sendo presidida por um Senador cearense, porque, mais uma vez, nós iniciamos o dia com a lamentável notícia, dada hoje no Bom Dia Brasil, de que 300 famílias já foram removidas da sua moradia, da sua casa, do Programa Minha Casa, Minha Vida do Estado do Ceará, principalmente na região metropolitana, pelas facções.
As facções comandam hoje os conjuntos habitacionais e levam para lá terror, ódio, tragédia para as famílias de bem que, com muita luta, conseguiram um abrigo, conseguiram uma moradia, conseguiram uma residência, uma referência para nela morar.
Isso é apenas um retrato do descaso com a situação da segurança pública no Estado do Ceará. Para vocês terem uma ideia, no meu Município, o Município de Itapajé, nós estamos, desde o dia 19 do mês passado, sem delegado. E sem delegado por quê? Exatamente porque o delegado que ali estava, Dr. André Firmino, identificou um verdadeiro montante de mais de 50 estupros, de abusos sexuais contra menores. Mais de 50 casos de pedofilia, sendo que 17 autores foram identificados, seis foram presos, inclusive com o envolvimento de algumas autoridades da cidade de Itapajé, que se reuniram em um conluio exatamente para afastar o Delegado André Firmino, e até hoje, até este momento não foi reposto qualquer delegado para avançar nas investigações.
Para hoje, dia 4 de julho, estava sendo prometido para Itapajé a instalação do BP Raio, um esquadrão da Polícia Militar do Estado do Ceará reconhecido pela sua bravura e pela sua capacidade de enfrentamento ao crime. Mas, de uma hora para outra, suspendeu-se essa instalação, e aquele contingente que estava determinado que iria para a cidade de Itapajé foi deslocado exatamente para a cidade de Barbalha, coincidentemente a cidade natal do Governador Camilo Santana, do Governador do Estado do Ceará.
Isso é um descaso com as famílias itapajeenses, isso é um descaso com as crianças que ali foram servidas e abusadas. Os delinquentes, a maioria deles está solta, e isso exige de nós, neste momento, uma mobilização junto ao Ministério Público Federal e junto, também, à Nunciatura Apostólica do Brasil no sentido de mobilizar as pessoas em defesa das crianças de Itapajé.



ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, CEARÁ, EXPULSÃO, MORADOR, CONJUNTO HABITACIONAL, PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA (PMCMV), PREOCUPAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA, CRISE. ANDRÉ FIRMINO, DELEGADO, ITAPAJÉ (CE), AFASTAMENTO, INVESTIGAÇÃO, ABUSO SEXUAL, MENOR DE IDADE, CRIANÇA, PEDOFILIA, AUTORIDADE, PARTICIPAÇÃO. BATALHÃO DE POLÍCIA, ITAPAJÉ (CE), TRANSFERÊNCIA, BARBALHA (CE), CAMILO SANTANA, GOVERNADOR, CRÍTICA.
oculta