CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 010.3.55.O Hora: 11h14 Fase: BC
  Data: 16/02/2017

Sumário

Relevância histórica do café para o País. Solicitação ao Presidente da República, Michel Temer, de não votação do parecer técnico de Comissão da Câmara de Comércio Exterior - CAMEX sobre recomendação de redução do imposto de importação do café.


O SR. ZÉ SILVA (Bloco/SD-MG. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, se Minas Gerais fosse um país, seria o segundo maior produtor de café, perdendo só para o Brasil. A história da cafeicultura se confunde com a história de Minas Gerais, inclusive com as histórias de liberdade que inspiraram o Brasil a ser um país democrático.
Eu quero neste momento, como extensionista e filho de agricultor, pedir ao Presidente da República que não coloque em votação o parecer técnico da Comissão da Câmara de Comércio Exterior - CAMEX, que recomenda a diminuição do imposto de importação sobre o café de 10% para 2%, para importar café de outros países, especialmente do Vietnã.
Isso trará prejuízos, Sr. Presidente, para os Estados de Espírito Santo, de V.Exa., Minas Gerais e Bahia, para os agricultores e cafeicultores brasileiros.



COMISSÃO DA CÂMARA DE COMÉRCIO EXTERIOR (CAMEX), RECOMENDAÇÃO, REDUÇÃO, IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO, CAFÉ, REPUDIO.
oculta