CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%2520reda%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520final
Sessão: 399.3.54.O Hora: 18:20 Fase: GE
Orador: MAURO BENEVIDES, PMDB-CE Data: 03/12/2013

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO À MESA PARA PUBLICAÇÃO

O SR. MAURO BENEVIDES (PMDB-CE. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, na passada semana, transcorreu o centenário de nascimento do ilustre Professor Prisco Bezerra, que se graduou na tradicional Escola de Agronomia, aperfeiçoando-se, a seguir, em outras estruturas curriculares. Alçou-se à cátedra daquela Faculdade e guindou-se à Vice-Reitoria da Universidade Federal do Ceará, ao lado do seu devotado amigo, Antonio Martins Filho, fundador da UFC, criada em 1955, por ato do então Presidente Café Filho, que atribuiu ao competente Mestre de Direito Comercial a responsabilidade para dirigir a novel instituição, à testa da qual se acha posicionado agora o Reitor Jesualdo Farias, ali, empreendendo facunda gestão, assinalada por expressivas realizações.

Ao projetar-se à condição de Vice-Reitor, Prisco transformou-se em conselheiro para as grandes decisões que impulsionaram a expansão acadêmica, com o surgimento de novas unidades, agregando alguns milhares de estudantes nas diversas escolas de ensino superior, com ênfase a mestrados e doutoramentos.

Tendo sido colega de escritório, nos primórdios de minhas atividades advocatícias, do extraordinário Martins Filho, no antigo Palácio do Comércio, foram incontáveis as vezes em que os dois inesquecíveis amigos trocaram, ali, ideias sobre os rumos pedagógicos, numa reciprocidade de confiança, mantida, inalteravelmente, durante a longa existência com que Deus os privilegiou.

O seu filho Roberto Claudio Frota Bezerra chegou, igualmente, à Reitoria da UFC, projetando-se a seguir para a Presidência do Conselho Nacional de Educação, em decorrência de seu talento fulgurante e de seus balizados conhecimentos da esfera relacionada ao ensino superior em nossa Pátria.

Aliás, o atual Prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, integra o brilhante elenco familiar do centenário Prisco Bezerra, portando-se sempre, quer como Deputado Estadual e Presidente da Assembleia, que, agora, como Chefe de nossa Municipalidade, dentro dos mesmos parâmetros de dignidade em que se realçaram os seus ascendentes.

Ocupo, pois, esta tribuna, em nome da bancada cearense, no destaque de uma data memorável, que se insere como registro inapagável de alguém que soube honrar e dignificar a vida educacional brasileira.