CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%2520reda%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520final
Sessão: 272.2.55.O Hora: 11:56 Fase: BC
Orador: JOSÉ AIRTON CIRILO, PT-CE Data: 25/10/2016

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, caros Parlamentares, telespectadores de todo o Brasil, primeiro quero registrar com muito pesar o falecimento de um dos maiores comunicadores do Ceará, ocorrido em Fortaleza, na última quinta-feira, do meu amigo e conterrâneo, da minha cidade de Aracati, Ergamênio Viana Pinto, conhecido popularmente como Ênio Carlos.

Ênio Carlos, que tinha 51 anos, era chamado de o "Gugu Liberato do Nordeste" e para outros era o "Silvio Santos do Ceará". Ele trabalhava na TV Diário, em Fortaleza, havia 18 anos. Há 6 anos, trabalhava na Rádio Verdes Mares. Trabalhou também na Rádio Assunção, Rádio Sinal AM, de Aracati, Rádio Cidade Fortaleza AM e na extinta TV Manchete.

Era um ser humano alegre e solidário. Tinha prazer em ajudar as pessoas. Apresentava no rádio o quadro filantrópico Anjos de Plantão, no programa Show da Manhã da Verdinha, com ações de caridade que tocavam os corações fortalezenses diariamente, para ajudar as pessoas mais necessitadas. Graças à sua credibilidade, não houve um único dia em que a doação não fosse conseguida de alguma forma.

Portanto, com o coração entristecido, mas na certeza de que o Céu está mais alegre, desejo ao eterno amigo Ênio Carlos que Deus lhe conceda o descanso eterno e conforte na fé os seus familiares, seus pais, meu querido amigo José Marques Pinto, o famoso Zé Lelê, dos grandes baluartes da emancipação da minha cidade de Icapuí, sua mãe D. Maria Izete Pinto, sua esposa, Juracéia Soares, que inclusive é minha conterrânea de Ponta Grossa, em Icapuí, e suas filhas Nicole, Thamile e Emilly.

Eu quero transmitir meus pêsames, minhas condolências a essa família tão importante da minha cidade.

Sr. Presidente, quero também parabenizar hoje a minha cidade de Aracati, que está completando 174 anos de existência. A cidade foi criada em 25 de outubro de 1842. É meu querido Município mãe, um dos mais importantes do Ceará. É a cidade em que estudei no Colégio Marista e no Instituto São José e onde construí grandes amizades. Foi lá também que iniciei a minha vida política como Vereador em 1982.

Por isso, quero aqui cumprimentar todos os meus conterrâneos, em nome do Prefeito Ivan Silvério, do Vice-Prefeito Valdy Menezes, do Presidente da Câmara de Vereadores Fábio Bravo, o Vereador eleito Professor Mendes e de todos os Secretários daquela cidade.

Parabéns a essa cidade que tem história, cultura, belezas naturais e sobretudo um patrimônio histórico de relevância.

Reafirmo ao povo o nosso compromisso de continuarmos a ajudar essa cidade a gerar emprego e renda e a melhorar a qualidade de vida do nosso povo.

Um abraço a todos os meus amigos e amigas aracatienses!

Meus parabéns por mais um dia dessa cidade histórica tão importante, que é patrimônio, no acervo do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional!

Nós ajudamos a concretizar alguns projetos para a recuperação do acervo da nossa importante cidade.

Portanto, faço aqui este registro.

O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Obrigado, nobre Deputado.


PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho aqui prestar homenagem à minha querida cidade de Aracati, que completa 174 anos de existência. A cidade foi criada em 25 de outubro de 1842. É meu querido Município mãe, um dos mais importantes do Ceará. É a cidade em que estudei, no Colégio Marista e no Instituto São José, e onde construí grandes amizades. Foi lá também que eu iniciei a minha vida política como Vereador, em 1982. Por isso, quero aqui cumprimentar todos os meus conterrâneos, em nome do Prefeito Ivan Silvério, do Vice-Prefeito, Valdy Menezes, do Presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Bravo, do Vereador eleito Professor Mendes e de todos os Secretários.

Parabéns a essa cidade, que tem história, cultura, belezas naturais e, sobretudo, um patrimônio histórico de relevância.

Quero dizer do nosso compromisso para que possamos construir essa cidade, contribuir para ela gerar emprego e renda e melhorar a qualidade de vida do nosso povo.

Mais sobre Aracati

Aracati é um Município do Estado do Ceará conhecido nacional e internacionalmente pela Praia de Canoa Quebrada. Teve o núcleo urbano sede do Município tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN como patrimônio nacional. É a terra onde nasceu o revolucionário Eduardo Angelim e também o romancista Adolfo Caminha, o primeiro bispo cearense, Dom Manuel do Rego Medeiros, o abolicionista Dragão do Mar, o ator Emiliano Queiroz, o pianista clássico Jacques Klein. Aracati é um polo econômico de serviços que conta com mais de 3 mil pontos comerciais. Destaca-se pela produção da carcinicultura e como centro de ensino superior - Faculdade do Vale do Jaguaribe e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Nos últimos anos, recebeu empreendimentos de grande porte, como o Aeroporto Internacional Dragão do Mar, energia eólica, o Shopping Pinheiro: O Bom Vizinho, a Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ e o Campus de Ensino Superior do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

Aracati consolidou-se em 2014 como a cidade mais importante de toda a região e a que mais arrecadou.

Da minha parte, sempre vou fazer tudo para ajudar na gestão de Aracati, para que a cidade se torne uma referência muito mais importante para o Estado do Ceará e para o Brasil.

"Aracati, terra de bons ventos, terra de rara beleza, terra de muita cultura e muita história".

Parabéns, aracatienses!

Muito obrigado.