CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 124.3.52.O Hora: 11:36 Fase: HO
Orador: ELISEU RESENDE, PFL-MG Data: 09/06/2005

O SR. ELISEU RESENDE (PFL-MG. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Deputado Marcello Siqueira, com quem me congratulo pela iniciativa de promover esta sessão solene em homenagem ao centenário de Newton Paiva Ferreira, Srs. Parlamentares, familiares de Newton Paiva, senhoras e senhores.

Faço uma saudação especial aos filhos do homenageado que compõem a Mesa: Maria Elvira, nossa eterna Deputada, que deixou nesta Casa a marca do seu trabalho pelo desenvolvimento cultural e social do nosso País - não é preciso dizer, cara colega Maria Elvira, que gostaríamos de contar com sua presença aqui novamente, mas sabemos que, apesar de suas atividades em nosso Estado, está permanentemente do nosso lado -, Newton de Paiva Ferreira Filho, Reitor do Centro Universitário Newton Paiva, nosso grande amigo, companheiro de lutas memoráveis em Minas Gerais, e Paulo Newton de Paiva, Reitor do centro universitário que leva o nome do seu pai, sucessores no trabalho de educador desenvolvido por Newton Paiva Ferreira em Minas Gerais e que se irradiou por todo o Brasil.

Peço à Mesa que considere como lido discurso no qual, a exemplo de outros Parlamentares, descrevo a vida de Newton Paiva Ferreira.

Assim, assomo a esta tribuna para dar um testemunho pessoal.

Entre os Parlamentares de Minas Gerais, possuo uma característica singular: fui aluno de Newton Paiva Ferreira, quando cheguei a Belo Horizonte, vindo da minha terra, Oliveira, para fazer o curso científico, como chamávamos à época o ensino médio, por volta de 1946. Eu trabalhava, então, como contínuo no Banco Crédito Real e me matriculei no Colégio Anchieta, na esquina da rua Tamoios com a avenida Olegário Maciel. Não sei se o casarão ainda permanece lá. Sinto muita saudade dos ensinamentos que adquiri naquele Colégio, que tão bem caracteriza o educador Newton Paiva Ferreira.

Sob a direção de Newton Paiva Ferreira, vejam quem foram os meus professores: Oscar Dias Correia, Ministro e Presidente do Supremo Tribunal Federal;

Paulo Neves de Carvalho, professor de Português e catedrático de Direito Administrativo da Universidade Federal de Minas Gerais; Mário de Oliveira, um dos maiores matemáticos de Minas Gerais; Elias Murad, professor de Química, nosso amigo, conhecido na atividade profissional pela sua formação; José Israel Vargas, professor de Física e Ministro de Ciência e Tecnologia; Aloísio Pimenta, professor de Química, Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais e Ministro da Cultura.

Essa era a formação promovida por Newton Paiva Ferreira, o corpo docente que admitia e administrava para formar o espírito, o coração e a consciência dos jovens estudantes do ensino médio, em Belo Horizonte. Ali me formei. Não quero partir para falsa modéstia, mas tenho de fazer essa pequena citação pessoal. Quando passei para o segundo ano do curso médio, o Dr. Newton Paiva Ferreira, diretor do colégio, respeitado e admirado por todos, chamou-me em seu gabinete para informar que eu havia sido o primeiro aluno da turma e que a instituição tinha o costume de conceder bolsa de estudo para quem alcançasse tal posição. Como prêmio, ofereceu-me o segundo ano de graça. Que estímulo, que honra, que orgulho, que indução para aplicação e dedicação aos estudos!

Ao terminar o segundo ano, chamou-me novamente em seu gabinete para informar que, como eu havia alcançado mais uma vez o primeiro lugar, ganharia uma bolsa também para o terceiro ano. Assim, formei-me no curso científico do Colégio Anchieta. Estudava à noite, porque, como disse, era contínuo de banco e trabalhava em dois turnos, de manhã e à tarde.

Devo ainda mencionar que, ao passar no vestibular da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Dr. Newton Paiva Ferreira, após anunciar que eu era o maior marco do Colégio Anchieta, por ser aluno do curso noturno e ter obtido a primeira classificação no vestibular daquela universidade, me convidou para ser professor do Colégio Anchieta. Esse é um exemplo de alguém que realmente forma corações, espíritos e consciências.

Caros Maria Elvira Salles Ferreira, Newton de Paiva Ferreira Filho e Paulo Newton de Paiva Ferreira, quero aqui testemunhar, clara, aberta e explicitamente, que seu pai foi um dos principais responsáveis pela formação do meu coração e da minha consciência.

O Sr. Carlos Melles - Concede-me V.Exa. um aparte?

O SR. ELISEU RESENDE - Ouço, com prazer, V.Exa.

O Sr. Carlos Melles - Muito obrigado, Deputado Eliseu Resende, Presidente do nosso partido em Minas Gerais e ex-Ministro dos Transportes. Em homenagem de tamanho alcance como esta, o PFL não poderia escolher melhor orador para nos representar. Não poderia também deixar de aparteá-lo para cumprimentar os queridos amigos: Maria Elvira, Newtinho e Paulo. Na verdade, se não quisermos buscar o passado nessa oração bonita que faz o Deputado Eliseu Resende em homenagem a Newton Paiva Ferreira e quisermos vivenciar apenas o presente, basta olhar sua produção. Fico encantando em poder dizer que nós, mineiros, temos presentes nesta sessão solene três produtos da melhor e da mais excelente qualidade dos Newton Paiva Ferreira. Seguramente V.Sas. representam o senhor seu pai e sua família e orgulham Minas Gerais e o Brasil. Eu os cumprimento com muita admiração, na qualidade de amigo e de Parlamentar mineiro. Continuem a ser motivo de orgulho do nosso querido Newton Paiva Ferreira, que, seguramente, está presente aqui em espírito. Muito obrigado, Deputado Eliseu Resende. (Palmas.)

O SR. ELISEU RESENDE - Deputado Carlos Melles, agradeço a V.Exa. a contribuição. Em nome do nosso partido, saúdo a memória de Newton Paiva Ferreira.

Quis trazer o testemunho pessoal dessa minha convivência com o homenageado, para que os presentes pudessem compreender quem, efetivamente, foi o cidadão Newton Paiva Ferreira.

Minhas congratulações aos filhos do grande educador Newton Paiva Ferreira e os votos para que continuem seguindo a linha traçada por ele. Continuem trabalhando pela educação em Minas Gerais e no Brasil. Projetam V.Sas. para o futuro a presença permanente, a memória, o trabalho e o esforço de Newton Paiva Ferreira.

Meus parabéns e muito obrigado.    (Palmas.)

DISCURSO ENCAMINHADO PELO ORADOR


Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, os empreendimentos bem-sucedidos, assim como as biografias repletas de êxitos, quando fundados nas virtudes do espírito, no caráter elevado, na inteligência e no trabalho, tornam-se exemplos verdadeiramente dignos de atenção, reconhecimento e elogio. Justificam-se, portanto, as manifestações às quais se associa o PFL em celebração ao centenário de nascimento do Prof. Newton Paiva Ferreira e aos 70 anos de fundação do Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira.

Nascido no dia 22 de julho de 1905, em Varginha, no sul de Minas Gerais,    desde muito cedo, distinguiu-se por ser muito inteligente e estudioso, e a essas qualidades aliavam-se a nobreza de caráter, a sensibilidade em relação às causas humanitárias, a disposição para o trabalho, a vocação empreendedora, a capacidade de realização.

Quem o conheceu ou dele ouviu falar sabe, com certeza, de passagens e atitudes que evidenciam o líder nato, o idealista, o orador vibrante, o verdadeiro cristão, o amigo extremado, o pai e chefe de família responsável e querido, o homem íntegro, justo, honesto, que prestou relevantes e numerosos serviços em benefício da coletividade.

Data de 1935 a criação da Escola Livre de Direito, Academia Anchieta, fundada por Newton Paiva junto com um grupo de amigos idealistas. Era o embrião do Colégio Anchieta, cuja direção ele assumiria sozinho após o desligamento de seus companheiros.

Advogado, professor, empresário, cumpriu sempre com bom ânimo e grande eficiência as responsabilidades que lhe foram confiadas. Assim ocorreu na direção dos Diários Associados - foi ele que, à custa de muito empenho e sacrifícios, levou a televisão para Belo Horizonte. No Rio de Janeiro, exerceu o cargo de Diretor Financeiro da Rede Ferroviária Federal, em três anos de trabalho árduo. Foi Secretário e Diretor da Associação Comercial. Presidiu a Comissão de Estudos do Oleoduto e Refinaria Gabriel Passos para Minas Gerais. Com o Dr. Pedro Aleixo, foi um dos fundadores da Fundação São José, obra filantrópica dedicada à educação de crianças e pobres.

Justamente na área da educação, com efeito e mais intensidade, afirma-se a contribuição, o interesse e o devotamento de Newton Paiva Ferreira. Portanto, especial referência se deve à história e à excelência do Colégio Anchieta. Felizmente, o insigne educador Newton Paiva, além de ser responsável pela grandiosa obra que construiu em vida, conseguiu transmitir aos seus filhos Newton Paiva Ferreira Filho, Paulo Newton de Paiva Ferreira e Maria Elvira Salles Ferreira o gosto pela nobre missão de instruir e educar. Deram eles, então, prosseguimento à atividade educadora, inclusive atendendo o desejo paterno no sentido da criação de uma escola de nível superior.

Recebam, pois, as merecidas congratulações e votos de contínuo sucesso para o Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira, o Centro Universitário Newton Paiva Ferreira, a Editora Newton Paiva e as demais entidades nascidas do idealismo e do poder de realização de seu patrono.

Mais que personalidade relevante da história de Belo Horizonte e da educação em Minas Gerais, Newton Paiva Ferreira tem lugar reservado entre os mais ilustres educadores brasileiros, cuja memória há de ser preservada como grande exemplo de amor e serviço ao Brasil.

O PFL reafirma, por fim, a justiça da homenagem ao emérito Prof. Newton Paiva Ferreira e ao Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira, motivos de júbilo e confiança no papel da educação e na prática e influência decisiva dos valores humanos e espirituais elevados em prol do desenvolvimento dos indivíduos, da sociedade e do País.