CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 120.1.55.O Hora: 18h36 Fase: CP
  Data: 21/05/2015

Sumário

Regozijo com a eleição do orador para o cargo de Presidente da Subcomissão Especial do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Região Nordeste. Diversidade do potencial energético do Nordeste. Anúncio de realização de Comissão Geral, pela Casa, para debate sobre o setor sucroenergético.




O SR. PRESIDENTE (Cabuçu Borges) - Agora vamos ouvir o pronunciamento do Deputado JHC, do Solidariedade de Alagoas.
O SR. JHC (SD-AL. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Cabuçu Borges, Sras. e Srs. Deputados, hoje, com muita alegria, eu fui eleito para ser o Presidente da Subcomissão da Comissão de Ciência e Tecnologia que vai tratar do desenvolvimento científico e tecnológico da Região Nordeste. A criação da Subcomissão foi objeto de um requerimento de minha autoria, e eu tive também a felicidade de ser escolhido pelos meus pares.
Quero agradecer ao Presidente da Comissão, Deputado Fábio Sousa. Indiquei, como Relatora, para compor essa Subcomissão, a Deputada Luciana Santos, que conhece muito bem o assunto, já foi Secretária de Ciência e Tecnologia e Prefeita. Enfim, ela vem contribuir para o debate sobre outras formas de desenvolvimento do Nordeste.
Eu acredito que o Nordeste tem um potencial enorme. Nós temos energia solar, nós temos energia eólica, nós temos a biomassa, e épreciso mudar a nossa matriz energética. Está provado que o mundo está se preparando para essa fonte de energia renovável e limpa. E nós precisamos nos preparar para isso.
Das jazidas de vento que se encontram no Nordeste, o Vale do São Francisco, que compreende também os Estados de Sergipe e Alagoas, é um local muito bom para se implementar uma planta como essa. Sabemos que o Rio São Francisco hoje éum paciente na UTI precisando de sangue, quando na verdade retiram-lhe mais ainda.
O Rio São Francisco está passando por um processo de assoreamento muito grave. Nós temos a água salgada, que já tomou conta praticamente do rio. Nós temos hoje, Sras. e Srs. Deputados, cavalos, bois no meio do Rio São Francisco, e isso é triste, isso é muito grave.
Precisamos democratizar o acesso à Internet e à informação. Para os senhores terem uma ideia, mais de 70% da população do Norte e do Nordeste não têm acesso nenhum à Internet. E apenas 4% dizem não saberutilizar a Internet, ou seja, não a utilizam realmente porque não têm condição nenhuma, nem de comprar um smartphone ou um computador. Isso é lamentável!
Gostaria também, para finalizar, Sr. Presidente, de convidar todos os Srs. Deputados e os interessados do setor sucroenergético para participar de uma Comissão Geral convocada para o Plenário desta Casa, no dia 10 de junho, às 10 horas da manhã, para nós fazermos um dia de mobilização em defesa do setor sucroenergético, que gera milhares de empregos, distribuição de renda e é fonte de recursos para muitos Municípios.
Então, quero convidar os fornecedores de cana, os industriais, os trabalhadores e, especialmente, também os Prefeitos, que são atingidos por esse desemprego em massa. Inclusive na minha região, Alagoas, na Zona da Mata, lamentavelmente, famílias já começam a passar fome por falta de emprego, porque subsistiam da cana-de-açúcar.
Quero agradecer aos Srs. Deputados e às Sras. Deputadas que nos acompanharam e a todos os telespectadores da TV Câmara.
Se for possível, Sr. Presidente, quero que seja divulgado este meu pronunciamento nos canais de comunicação da Casa e também no programa A Voz do Brasil.
Muito obrigado.


JHC, DEPUTADO FEDERAL. ELEIÇÃO, PRESIDENTE, SUBCOMISSÃO PERMANENTE, COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA (CCTCI), SATISFAÇÃO. RELEVÂNCIA, REGIÃO NORDESTE, FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA. CONVITE, DEPUTADO FEDERAL, PARTICIPAÇÃO, COMISSÃO GERAL, DEFESA, SETOR SUCROALCOOLEIRO.
oculta