CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 076.3.53.O Hora: 15h18 Fase: PE
  Data: 22/04/2009

Sumário

Transcurso do 63º aniversário de instalação da Comarca de Piraí do Sul, Estado do Paraná.


O SR. ANDRÉ ZACHAROW
(Bloco/PMDB-PR. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, queremos registrar hoje nossos votos de congratulações à população de Piraí do Sul, que está comemorando os 63 anos de instalação da Comarca, com uma grande festa que reflete o espírito empreendedor e progressista do Município.
Situado na região dos Campos Gerais do Paraná, Piraí do Sul abriga entre suas atividades econômicas as cooperativas Castrolanda, Batavo e Perdigão e indústrias metalmecânicas, além da vocação predominante para a produção de papel e papelão e indústrias madeireiras, para consumo interno e tipo exportação.
O Município é responsável pelo abastecimento de praticamente todo o País no que diz respeito à produção de fósforos de segurança.
A exemplo de muitas cidades da Região Sul do Brasil, Piraí do Sul se originou dos caminhos de tropas que, de São Paulo, atingiam Viamão, no Rio Grande do Sul, passando pelos Campos Gerais, no Paraná, planalto de Santa Catarina, Vacaria e outras localidades.
A abertura desse caminho histórico, que desde os primeiros tempos foi conhecido pela denominação de Caminho de Sorocaba, deve-se à iniciativa dos tropeiros de gado do Sul do País, cujo comércio com as famosas feiras daquela cidade paulista vinha de data remotíssima.
Dos "pousos" dos tropeiros foram nascendo ao longo do caminho numerosas povoações, muitas das quais se transformaram em cidades importantes, tais como: Jaguariaíva, Castro, Ponta Grossa, Palmeira, Campo Largo, Piraí do Sul, Lapa e Rio Negro, originárias desses "pousos" ou "acampamentos" dos feirantes de Sorocaba.
Sobre esse caminho primitivo foram se formando povoados, tornando-se mais notáveis aqueles onde as caravanas costumavam fazer o "pernoite".
O povoamento da localidade onde hoje se encontra Piraí do Sul foi iniciado em princípios do século XVII, numa gleba de propriedade do Padre Lucas Rodrigues França, filho do Capitão-Governador João Rodrigues França.
A fazenda de propriedade do Padre Lucas se localizava no vale do Rio Piraí.
O nome original da localidade foi o de Bairro da Lança, tirado de uma das primeiras famílias que habitaram o lugar.
Com o estabelecimento de Manoel da Costa Ferreira e sua esposa, Ana Maria Tenória, efetuado alguns anos mais tarde, aumentou o número de moradores da povoação, que nessa altura já contava com regular efetivo de habitantes.
Em 12 de abril de 1872, o povoado de Lança foi elevado à categoria de freguesia, com a denominação de Freguesia do Senhor Menino Deus de Piraí, integrando o território do Município de Castro.
Em 5 de março de 1881, Piraí foi elevado à categoria de vila, com território desmembrado de Castro.
O novo Município foi instalado solenemente em 24 de Julho de 1882, data em que foi também empossada a primeira Câmara Municipal.
Como Parlamentar que tem a honra de trabalhar junto ao Governo Federal para atender às reivindicações do povo trabalhador de Piraí do Sul, queremos nos somar à comemoração pelos 63 anos de instalação da Comarca e desejar que essa data represente mais um marco no desenvolvimento deste que é um dos mais progressistas Municípios paranaenses.
Sr. Presidente, peço a V.Exa. que autorize a divulgação do meu pronunciamento no programa A Voz do Brasil.


MUNICÍPIO, PIRAÍ DO SUL, PR, ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO, HOMENAGEM.
oculta