CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sem%20supervis%C3%A3o
Sessão: 206.4.54.O Hora: 13:20 Fase: BC
Orador: MARCUS PESTANA, PSDB-MG Data: 05/08/2014

O SR. MARCUS PESTANA (PSDB-MG. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nós estamos exatamente a 60 dias das eleições. O processo eleitoral está aberto. É o momento em que a sociedade discute o seu futuro a partir da avaliação do passado e do presente.

Há um ambiente - não sei se meus pares concordam - extremamente instigante e desafiador na sociedade brasileira. Nós temos o espírito das jornadas de junho de 2013, um ativismo digital muito forte nas redes sociais, e, no entanto, certa indiferença e frieza nas ruas.

A campanha não se iniciou, por um lado, pelo estrangulamento das fontes de financiamento. Mas isso não é o principal. Há alguma coisa ocorrendo na consciência da sociedade; há alguma coisa misteriosa e provocadora na consciência das pessoas, e não quer dizer que esse silêncio seja despolitizado. Pelo contrário, eu acho que essa certa falsa apatia é um sinal de maturidade. É neste momento que nós vamos eleger o novo Congresso Nacional.

Então, eu queria fazer um apelo aos nossos parceiros aqui presentes em plenário e àqueles que estão nos gabinetes: nós temos que prezar pela nossa própria imagem institucional. A avaliação sobre a credibilidade do Congresso é muito baixa. Esta é uma das instituições mais mal avaliadas.

Tivemos um fato grave que foi a importante denúncia da revista Veja, na qual se mostra um teatro de má qualidade, desmoralizando a CPI, uma das ferramentas mais importantes do Parlamento. Ela tem poder de investigação equivalente ao Poder Judiciário. Imaginem o promotor público e o juiz combinando perguntas e respostas com o réu? Isso abalou profundamente uma já combalida imagem institucional do Congresso.

Por outro lado, temos este esforço concentrado. Eu queria fazer um apelo aos Deputados do PT que estão em processo de obstrução. Se não produzirmos neste esforço concentrado, nós vamos alimentar ainda mais a imagem negativa do Congresso.

Vamos discutir a flexibilização ou não do horário do programa A Voz do Brasil, mas vamos votá-la. Vamos discutir a participação popular, a estrutura de conselhos e outros temas que estão maduros. Mas vai ser extremamente frustrante se o Partido dos Trabalhadores e o Governo tiverem êxito nesta obstrução e nada deliberarmos. A sociedade vai interpretar que o Congresso, apesar do esforço concentrado de apenas 1 semana ao longo de 1 mês, não conseguiu produzir nada.

Portanto, é preciso apurar a denúncia da Veja sobre o conluio entre membros da CPI e depoentes, diretores da PETROBRAS na CPI, e é preciso produzir neste esforço concentrado.

O cenário econômico já vai pelo ralo: PIB menor que 1%, inflação maior que 7%, desequilíbrio nas transações correntes, crise de credibilidade. Por outro lado, as instituições e a principal instituição do Congresso estão com sua credibilidade em xeque.

Isso está nas mãos da gente. Nós vamos ser julgados no dia 5 de outubro. Se não tivermos consciência disso, se não apurarmos a questão da CPI da PETROBRAS e não produzirmos neste esforço concentrado, estaremos jogando água no moinho da desmoralização do Congresso Nacional.

Muito obrigado, Sr. Presidente.