CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sem%20supervis%C3%A3o
Sessão: 043.1.55.O Hora: 18h12 Fase: CP%20%20%20%20%20%20%20%20
  Data: 23/03/2015

Sumário

Transcurso do 59º aniversário de fundação do Município de Pauini, Estado do Amazonas.



O SR. PAUDERNEY AVELINO - Sr. Presidente, peço a palavra para dar como lido meu pronunciamento.
O SR. PRESIDENTE (Leo de Brito) - Pois não, Deputado.
O SR. PAUDERNEY AVELINO (DEM-AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Quero dar como lido meu pronunciamento sobre o aniversário que ocorreu na última quinta-feira, 19 de março, do Município de Pauini, que fica no Rio Purus, no meu Estado, o Amazonas.
Peço que se dê publicidade no programa A Voz do Brasil.
O SR. PRESIDENTE (Leo de Brito) - Seu pedido será acatado, nobre Deputado Pauderney Avelino.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

O SR. PAUDERNEY AVELINO (DEM-AM. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o município amazonense de Pauini completou, na última 5ª feira, 19 de março, 59 anos de fundação. Está localizado no sul do Estado, na microrregião de Boca do Acre, à margem esquerda do Rio Purus. Sua distância de Manaus éde 915 km em linha reta e 2.115 km por via fluvial.
O aniversário da cidade, que se autodenomina Princesinha do Purusfoi festejado com diversos eventos esportivos e culturais.
Tendo figurado, no Censo de 1991, com alto índice de analfabetismo, Pauini teve de implantar um arrojado programa de educação de adultos, obtendo resultados visíveis nos últimos anos, com uma queda acentuada nesses indicadores.
Em território do município estão situadas a Reserva Nacional do Inauini-Pauini, uma das áreas mais preservadas da Amazônia Ocidental, a Floresta Nacional Purus e a aldeia, atualmente Vila Céu do Mapiá, cuja história remonta ao século XIX, e que se tornou um centro de peregrinação de seguidores da doutrina do Santo Daime.
Pauini é, provavelmente, um dos municípios mais isolados do Estado do Amazonas. Tem acesso muito difícil, dependente do Rio Purus: estando cheio a viagem é longa e na vazante torna-se inviável. Mas a proximidade comBoca do Acre facilita a entrada de produtos vindos do Acre e Rondônia, que abastecem a cidade. Por outro lado, a proximidade com Lábrea traz a Pauini produtos oriundos de Manaus.
Sua economia é baseada na agricultura de subsistência, o que faz com que dependa em grande parte dos repasses dos governos federal e estadual.
Congratulo-me com toda a população de Pauini, por mais um aniversário da cidade e pelo valoroso trabalho de enfrentamento e superação das dificuldades inerentes às comunidades ribeirinhas.


PAUINI, AMAZONAS, ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO, HOMENAGEM.
oculta