CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sem%2520supervis%25C3%25A3o
Sessão: 043.1.55.O Hora: 18:12 Fase: CP
Orador: PAUDERNEY AVELINO, DEM-AM Data: 23/03/2015

O SR. PAUDERNEY AVELINO (DEM-AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço a V.Exa. que considere como lido o meu pronunciamento sobre o aniversário, que ocorreu na última quinta-feira, dia 19 de março, do Município de Pauini, que fica no Rio Purus, no meu Estado, o Amazonas.

Peço a V.Exa. também, Sr. Presidente, que determine a publicidade deste pronunciamento pelo programa A Voz do Brasil.

O SR. PRESIDENTE (Leo de Brito) - Acatado o seu pedido, nobre Deputado Pauderney Avelino.


PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Município amazonense de Pauini completou, na última quinta-feira, 19 de março, 59 anos de fundação. Está localizado no sul do Estado, na microrregião de Boca do Acre, à margem esquerda do Rio Purus. Sua distância de Manaus é de 915 km em linha reta e de 2.115 km por via fluvial.

O aniversário da cidade, que se autodenomina "Princesinha do Purus", foi festejado com diversos eventos esportivos e culturais.

Tendo figurado, no Censo de 1991, com alto índice de analfabetismo, Pauini teve de implantar um arrojado programa de educação de adultos, obtendo resultados visíveis nos últimos anos, com uma queda acentuada nesses indicadores.

Em território do município estão situadas a Reserva Nacional do Inauini-Pauini, uma das áreas mais preservadas da Amazônia Ocidental, a Floresta Nacional Purus e a aldeia, atualmente Vila Céu do Mapiá, cuja história remonta ao século XIX e que se tornou um centro de peregrinação de seguidores da doutrina do Santo Daime.

Pauini é, provavelmente, um dos Municípios mais isolados do Estado do Amazonas. Tem acesso muito difícil, dependente do Rio Purus: estando cheio, a viagem é longa e, na vazante, torna-se inviável. Mas a proximidade com Boca do Acre facilita a entrada de produtos vindos do Acre e de Rondônia, que abastecem a cidade. Por outro lado, a proximidade com Lábrea traz a Pauini produtos oriundos de Manaus.

Sua economia é baseada na agricultura de subsistência, o que faz com que dependa em grande parte dos repasses dos Governos Federal e Estadual.

Congratulo-me com toda a população de Pauini por mais um aniversário da cidade e pelo valoroso trabalho de enfrentamento e superação das dificuldades inerentes às comunidades ribeirinhas.