CÂMARA DOS DEPUTADOS

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A ACOMPANHAR AS AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER, AO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) E ÀS DOENÇAS DO CORAÇÃO.
57ª Legislatura - 4ª Sessão Legislativa Ordinária

RESULTADO DA REUNIÃO ORDINÁRIA
AUDIÊNCIA PÚBLICA E DELIBERAÇÃO CONJUNTA COM A COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
EM 26/05/2026


LOCAL: Anexo II, Plenário 10
HORÁRIO: 14h


    A - Audiência Pública

    Tema: Atenção Integral ao Câncer de Pulmão no Brasil: desafios assistenciais, tecnológicos e regulatórios

    Audiência pública realizada com os convidados:


    LEONARDO VILELA, Assessor Parlamentar do Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS;

    RICARDO DE AMORIM CORRÊA, Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - SBPT;

    CLARISSA BALDOTTO, Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica - SBOC;

    DENISE BLAQUES, Representante do Instituto Lado a Lado pela Vida;

    HELENA ESTEVES, Gerente de Advocacy do Instituto Oncoguia;

    NINA MELO, Coordenadora do Observatório de Oncologia do Movimento Todos Juntos contra o Câncer - TJCC;

    MARIA JOSÉ DOMINGUES DA SILVA GIONGO, Chefe da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco do Instituto Nacional de Câncer - INCA;
      PAULA ELAINE DINIZ DOS REIS, Coordenadora-Geral de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde.

      (REQ 3/2026 CECANCER, do Deputado Weliton Prado)

      B - Deliberação de requerimentos:

    1 -

    REQUERIMENTO Nº 8/2026 - da Sra. Renata Abreu - que "requer a realização de Audiência Pública para debater o câncer de bexiga, com enfoque na inovação brasileira desenvolvida pela Unicamp, especialmente as pesquisas com as imunoterapias OncoTherad e ImmunoClor, e seus potenciais impactos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Convidados: Prof. Dr. Wagner José Fávaro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Dr. João Carlos Cardoso Alonso, urologista e pesquisador vinculado à pesquisa da Unicamp sobre câncer de bexiga; Representante da Agência de Inovação Inova Unicamp; Representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde; Dr. Roberto de Almeida Gil, Diretor-Geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA); Representante da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec); Dr. Roni de Carvalho Fernandes, Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU); Dra. Clarissa Baldotto, Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC); Dr. Fernando Korkes, urologista e uro-oncologista, fundador e coordenador do projeto CABEM Mais Vidas; Representante do Instituto Oncoguia ou de entidade nacional de defesa dos pacientes oncológicos;" NÃO DELIBERADO POR FALTA DE QUÓRUM.