CÂMARA DOS DEPUTADOS

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL
51ª Legislatura - 3ª Sessão Legislativa Ordinária

RESULTADO DA REUNIÃO ORDINÁRIA EM 20/06/2001


A -

Requerimentos:


1 -

REQUERIMENTO INTERNO Nº 31/01 - do Sr. Feu Rosa - que "Requer, nos termos Regimentais, seja submetida à apreciação do Plenário desta Comissão, uma visita às instalações da Marinha do Brasil na Região Amazônica, para o segundo semestre, em data a ser combinada."
APROVADO


2 -

REQUERIMENTO INTERNO Nº 34/01 - do Sr. João Herrmann Neto - que "Atendendo ao disposto no Art. 32, XI, alíneas "a" e "m", requer a designação de grupo de parlamentares deste Colegiado para, segundo a tradição da Casa, representando o país, participar da posse do presidente do Peru, recém eleito, Sr. Alejandro Toledo, a ser realizada no dia 28 de julho, em Lima."
APROVADO


3 -

REQUERIMENTO INTERNO Nº 35/01 - do Sr. Luiz Carlos Hauly - que "Requer a realização de audiência pública, com a presença do Ministro de Estado da Defesa, a fim de prestar esclarecimentos sobre a aquisição de terras por estrangeiros, na faixa de fronteira."
NÃO DELIBERADO


4 -

REQUERIMENTO INTERNO Nº 36/01 - do Sr. Lincoln Portela - que "Requer o envio de um representante desta Comissão para acompanhar a Delegação de empresários e políticos mineiros que, à convite do Governo Chinês, visitará aquele País no final deste mês, com a finalidade de discutir a vinda de indústrias chinesas para o Brasil."
APROVADO


5 -

REQUERIMENTO INTERNO Nº 37/01 - do Sr. Luiz Carlos Hauly - que "Requer a elaboração de agenda de medidas legislativas e governamentais, visando à integração econômica do Brasil nos mercados mundiais."
NÃO DELIBERADO


6 -

REQUERIMENTO INTERNO Nº 38/01 - do Sr. - que "Requer junto à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, se digne providenciar junto à Força da Marinha, cópias de todos os convênios e aditivos celebrados entre a Diretoria de Finanças da Marinha, com a finalidade de processar através do seu Sistema de Pagamento de Pessoal (SISPAG) e Instituições Financeiras nos descontos autorizados SISPAG: Amortização de Empréstimos."
APROVADO


7 -

REQUERIMENTO INTERNO Nº 39/01 - do Sr. - que "Solicita seja realizada uma Sessão de Audiência Pública conjunta com a Comissão de Seguridade Social e Família, com a presença do Sr. Ministro da Saúde, José Serra, do Sr. Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alcides Lopes Tápias, do Sr. Presidente Nacional das Associações dos Diabéticos, Dr. Fablo Fraige Filho, do Sr. Presidente do Laboratório Novo Nordisk no Brasil, Sérgio Noschang e do Sr. Presidente da Biobrás, Roberto Melo Carvalho, para esclarecimento da recente divulgação da Circular nº 5 da SECEX - Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, publicada no Diário Oficial da União do dia 12/02/2001, que recomenda o aumento do preço da Insulina Humana Recombinante importada da Dinamarca sob alegação de "Dumping"."
NÃO DELIBERADO


B -

Proposições Sujeitas à Apreciação do Plenário:


URGÊNCIA

8 -

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 384/99 - da COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL - (MSC 1418/1999) - que "aprova o texto do protocolo adicional ao acordo de cooperação consular entre a republica federativa do brasil e a republica portuguesa para proteção e assistencia consular aos seus nacionais em terceiros paises, celebrado em lisboa, em 17 de abril de 1999."
RELATOR: Deputado EDISON ANDRINO
PARECER: pela rejeição.
APROVADO O PARECER


9 -

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 779/99 - da COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL - (MSC 788/1994) - que "aprova o texto das modificações aos convenios constitutivos da corporação financeira internacional- cif e do banco internacional para reconstrução e desenvolvimento- bird."
RELATOR: Deputado PAULO DELGADO
PARECER: pela rejeição.
RETIRADO DE PAUTA PELO RELATOR


ORDINÁRIA

10 -

MENSAGEM Nº 681/99 - Executivo Federal - que "submete a consideração do congresso nacional o texto do acordo de extradição entre os estados partes do mercosul, concluído no rio de janeiro, em 10 de dezembro de 1998."
RELATOR: Deputado RUBENS FURLAN
PARECER: pela aprovação.
APROVADO O PARECER


11 -

MENSAGEM Nº 750/00 - Executivo Federal - que "submete à consideração do congresso nacional o texto do protocolo de montevidéu, concluído em montevidéu, em 15 de dezembro de 1997, acompanhado de seus quatro anexos setoriais, adotados pela decisão 9/98, do conselho mercado comum, em 23 de julho de 1998."
RELATOR: Deputado JOÃO HERRMANN NETO
PARECER: pela aprovação desta.
APROVADO O PARECER


12 -

MENSAGEM Nº 1.678/00 - Executivo Federal - que "encaminha à consideração do congresso nacional o texto da convenção interamericana sobre transparência nas aquisições de armas convencionais, aberta a assinaturas na cidade da guatemala, 07 de junho de 1999, por ocasião do vigésimo-nono período ordinário de sessões da assembléia-geral da organização dos estados americanos."
RELATOR: Deputado JOSÉ THOMAZ NONÔ
PARECER: pela aprovação.
APROVADO O PARECER


13 -

MENSAGEM Nº 1.712/00 - Executivo Federal - que "submete à consideração do congresso nacional o texto dos estatutos sociais da associação dos supervisores bancários das américas (asba), constituída em 14 de maio de 1999, na cidade do méxico."
RELATOR: Deputado ÁTILA LINS
PARECER: pela aprovação desta.
APROVADO O PARECER


14 -

MENSAGEM Nº 2.027/00 - Executivo Federal - que "submete à consideração do congresso nacional o texto do acordo-quadro sobre a cooperação nos usos pacíficos do espaço exterior, celebrado entre o governo da república federativa do brasil e o governo da ucrânia, em kiev, em 18 de novembro de 1999."
RELATOR: Deputado DE VELASCO
PARECER: pela aprovação.
APROVADO O PARECER


15 -

MENSAGEM Nº 223/01 - Executivo Federal - que "Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Ajuste Complementar ao Acordo Básico de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Nicarágua para Implementação do Projeto "Programa de Modernização do Setor Dendroenergético da Nicarágua", celebrado em manágua, em 22 de novembro de 2000."
RELATOR: Deputado CLAUDIO CAJADO
PARECER: pela aprovação desta.
APROVADO O PARECER


16 -

PROJETO DE LEI Nº 2.306/00 - AGNELO SANTOS QUEIROZ FILHO - que "dispõe sobre a proibição de utilização de munição real, de borracha, simulacro e acessorios por intergrantes de forças militares e policiais em manifestações."
RELATOR: Deputado ALBERTO FRAGA
PARECER: pela rejeição deste.
RETIRADO DE PAUTA PELO RELATOR


17 -

PROJETO DE LEI Nº 3.214/00 - do Sr. MARCOS FLÁVIO ROLIM - que "dispõe sobre os efeitos juridicos das decisões da comissão interamericana de direitos humanos e da corte interamericana de direitos humanos e da outras providencias."
RELATOR: Deputado PEDRO VALADARES
PARECER: pela aprovação parcial deste, com emendas.
VISTA CONCEDIDA AO DEPUTADO JORGE WILSON.


C -

Proposições Sujeitas à Apreciação das Comissões - Art. 24 II:


ORDINÁRIA

18 -

PROJETO DE LEI Nº 39/99 - do Sr. PAULO ROBERTO GALVÃO DA ROCHA - que "dispõe sobre a atividade do profissional em segurança privada e dá outras providencias."
RELATOR: Deputado MILTON TEMER
PARECER: parecer favorável do relator, dep milton temer, com substitutivo.
RETIRADO DE PAUTA DE OFÍCIO


19 -

PROJETO DE LEI Nº 122/99 - do Sr. GERALDO MAGELA PEREIRA - que "dispõe sobre a instituição da gratificação de risco de vida para os policiais-militares e bombeiros-militares do distrito federal, e dá outras providências." (Apensados: PL 165/1999, PL 191/1999, PL 1029/1999, PL 1810/1999 e PL 3145/2000)
RELATOR: Deputado PAULO KOBAYASHI
PARECER: parecer favorável do relator, dep paulo kobayashi, a este e aos pl. 165/99, 191/99, 1029/99, 1810/99 e 3145/00, na forma do substitutivo.
RETIRADO DE PAUTA DE OFÍCIO


20 -

PROJETO DE LEI Nº 966/99 - da Sra. LYDIA ARAÚJO QUINAN - que "eleva aliquota do imposto sobre produtos industiralizados (ipi) e do imposto de importação incidentes sobre armas de fogo, bem como armas de brinquedo e da outras providencias." (Apensado: PL 2897/2000)
RELATOR: Deputado PAULO KOBAYASHI
PARECER: parecer favorável do relator, dep paulo kobayashi, a este e contrário ao pl. 2897/00, apensado.
APROVADO O PARECER CONTRA OS VOTOS DOS DEPUTADOS ALBERTO FRAGA E ITAMAR SERPA


21 -

PROJETO DE LEI Nº 1.083/99 - do Sr. JÚLIO CÉSAR GOMES DOS SANTOS - que "dispõe sobre a aplicação de regulamentos militares aos policiais e bombeiros militares na situação de agregados ou que estejam na reserva ou reformados."
RELATOR: Deputado WERNER WANDERER
PARECER: pela rejeição deste.
APROVADO O PARECER


22 -

PROJETO DE LEI Nº 3.667/00 - da Sra. VANESSA GRAZZIOTIN - que "dá nova redação ao parágrafo segundo do artigo segundo da lei 4375, de 17 de agosto de 1964,"lei do serviço militar", garantindo às mulheres o direito de opção ao serviço militar."
RELATORA: Deputada MARIA LÚCIA
PARECER: Parecer da Relatora, Dep. Maria Lúcia, pela aprovação.
RETIRADO DE PAUTA PELO RELATOR


23 -

PROJETO DE LEI Nº 3.936/00 - do Sr. PEDRO PEDROSSIAN - que "altera o artigo segundo da lei 7560, de dezenove de dezembro de 1986, que "cria o fundo de prevenção, recuperação e de combate as drogas de abuso, dispõe sobre os bens apreendidos e adquiridos com produtos de trafico ilicito de drogas ou atividades correlatas, e da outras providencias", alterada pela lei 8764, de vinte de dezembro de 1993 e pela lei 9804, de 30 de junho de 1999."
RELATOR: Deputado LINCOLN PORTELA
PARECER: pela aprovação.
VISTA CONCEDIDA AO DEPUTADO JORGE WILSON.


24 -

PROJETO DE LEI Nº 4.192/01 - do Sr. Alberto Fraga - que "dispõe sobre o ensino da polícia militar do distrito federal e dá outras providências."
RELATOR: Deputado MÁRIO DE OLIVEIRA
PARECER: pela aprovação deste.
APROVADO O PARECER