CONGRESSO NACIONAL

COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO
56ª Legislatura - 4ª Sessão Legislativa Ordinária

RESULTADO DA REUNIÃO EM 04/05/2022


TEMA: "Reunião de Instalação e Eleição da Mesa da CMO para 2022"


LOCAL: Anexo II, Plenário 02
HORÁRIO: 17h

 

ABERTURA

 

Os trabalhos foram abertos e conduzidos pelo Senador Marcelo Castro (MDB/PI), conforme disposto no parágrafo 2º do artigo 10 do Regimento Comum do Congresso Nacional, combinado com o artigo 14 da Resolução nº 01 de 2006 do Congresso Nacional, que declarou instalada a Comissão para o ano de 2022.

 

 

ORDEM DO DIA

 

Atingido o quórum para deliberação nas duas Casas do Congresso Nacional, segundo o art. 4 do Regimento Comum do Congresso Nacional, o Presidente em exercício consultou o Plenário acerca da possibilidade de proceder à eleição do Presidente da CMO para 2022 por aclamação.
Resultado: a eleição por aclamação foi aprovada. O Presidente em exercício declarou eleito e empossado o Presidente da Comissão para 2022, Deputado Celso Sabino (União/PA).

 

 

       O Presidente eleito, Deputado Celso Sabino, fez o discurso de posse e designou o Senador Marcelo Castro (MDB/PI), para o cargo de Relator-Geral do Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2023 – PLOA/2023, de acordo com a indicação constante do Ofício nº 18/2022, do Senador Eduardo Braga, Líder do MDB. Em prosseguimento, informou as seguintes diretrizes gerais:
 

1) Conforme disposto no art. 17 e no parágrafo 1º do art. 19 da Resolução nº 1/2006-CN, o dia 9 de maio é o prazo regimental para a indicação das relatorias e comitês. Tendo em vista que dia 9 é segunda-feira, estendeu o prazo até terça-feira, dia 10 de maio. Deverão ser indicados o Relator da Receita, os Relatores dos projetos de lei do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias para 2023 e o Relator das contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo, além das suas próprias, as dos Presidentes dos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Chefe do Ministério Público. Para fazer as indicações, as Lideranças Partidárias deverão observar o disposto no art. 16 da Resolução nº 1/2006-CN. Quanto às indicações para os Relatores Setoriais do projeto de lei orçamentária para 2023, informou que serão definidas após a alteração da Resolução nº 1/2006-CN.
2) O dia 9 de maio também será o prazo final para indicação dos membros e coordenadores dos seguintes comitês, conforme estabelece o art. 18 da Resolução nº 1/2006-CN: Comitê de Avaliação, Fiscalização e Controle da Execução Orçamentária; Comitê de Avaliação da Receita; Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves; e Comitê de Exame da Admissibilidade de Emendas. Tendo em vista que dia 9 é segunda-feira, estendeu o prazo até terça-feira, dia 10 de maio.
3) A indicação por parte dos Líderes Partidários dos parlamentares que integrarão o Colegiado de Representantes das Lideranças Partidárias com assento na Comissão, deverá ser feita até o dia 10 de maio.
4) Inicialmente, as reuniões ordinárias serão realizadas às terças-feiras, às 14h30min, neste plenário, até que haja acordo com o novo colegiado de membros da comissão.

Usaram da palavra os Deputados Aline Sleutjes, Claudio Cajado, Luiz Carlos, Elmar Nascimento, José Priante, Hélio Leite, Cleber Verde, Leandre, Célio Silveira, Pedro Paulo, Tiago Dimas e os Senadores Marcelo Castro, Zenaide Maia (remotamente), Plínio Valério e Fernando Bezerra Coelho.  

 

ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS

 

           

               O Presidente anunciou o encerramento da reunião. 

 

 

Brasília, 4 de maio de 2022.   

 

                                               

                                                 WALBINSON TAVARES DE ARAUJO

                                                    Secretário Executivo