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CÂMARA DOS DEPUTADOS |
ATA
DA 2ª REUNIÃO, REALIZADA EM 24 DE MARÇO DE 2021.
Às
treze horas e quarenta e três minutos do dia vinte e quatro de março de dois mil
e vinte e um, reuniu-se extraordinariamente a Comissão de Segurança Pública e
Combate ao Crime Organizado, no Anexo II, Plenário 06 da Câmara dos Deputados,
com a PRESENÇA dos(as) Senhores(as) Deputados(as) Emanuel Pinheiro Neto -
Presidente; Otoni de Paula e Major Fabiana - Vice-Presidentes; Alexandre Leite,
Aluisio Mendes, Capitão Alberto Neto, Capitão Wagner, Carlos Sampaio, Delegado
Antônio Furtado, Dr. Leonardo, Guilherme Derrite, Junio Amaral, Luis Miranda,
Magda Mofatto, Marcel van Hattem, Neucimar Fraga, Nicoletti, Orlando Silva,
Osmar Terra, Pastor Eurico, Paulo Ramos, Policial Katia Sastre, Sanderson,
Sargento Fahur, Subtenente Gonzaga e Vinicius Carvalho - Titulares; Carlos
Jordy, Célio Silveira, Coronel Armando, Edna Henrique, Eli Corrêa Filho, Fábio
Henrique, General Girão, General Peternelli, Gurgel, Mauro Lopes e Pedro Lupion
– Suplentes. Registraram presença também os Deputados Aroldo Martins, Hercílio
Coelho Diniz, José Medeiros, Josivaldo Jp, Liziane Bayer e Sérgio Brito, como
não-membros. Não registraram presença os Deputados Delegado Éder Mauro, Eduardo
da Fonte, Fernando Rodolfo, Julian Lemos, Lincoln Portela, Marcelo Freixo,
Nivaldo Albuquerque e Reginaldo Lopes. ABERTURA: Havendo número regimental, o
senhor Presidente declarou abertos os trabalhos e colocou à apreciação a Ata da
reunião Instalação e Eleição, realizada no dia 11 de março de 2021. Em votação,
a Ata foi aprovada. EXPEDIENTE: O Presidente comunicou que as seguintes
correspondências recebidas pela Comissão até o dia doze março do vigente ano
foram encaminhadas a todos os membros do Colegiado pelo INFOLEG Comunicação
Parlamentar: 1- Ofício CMV/SMO nº 0042/2020 da Câmara Municipal de Vereadores de
São Miguel do Oeste/SC que encaminha a Moção de Apelo nº 004/2020 de autoria do
Vereador Odemar Marques para que sejam criadas políticas de reinserção de
ex-presidiários na sociedade; 2- Carta nº 08/2021 23/995 do Gabinete do
Comandante da Marinha – Assessoria de Relações Institucionais com apresentação
da emenda coletiva da Marinha do Brasil ao PLOA/2021, pleiteando apoio dos
membros da Comissão; 3- Pedido de escusa, para justificar a ausência do Deputado
Neucimar Fraga na reunião de Instalação e Eleição do dia 11/03/202, em virtude
de instabilidade no sistema InfolegAPP. ORDEM DO DIA: Em seguida, o Presidente
passou a discussão e votação das Regras Administrativas de Funcionamento da
Comissão para o ano de 2021, as quais foram aprovadas: 1)
A convocação das reuniões será realizada por meio do sistema Infoleg Comunica,
que envia automaticamente e-mail para os membros da Comissão e para as
lideranças partidárias. 2) A agenda de reuniões poderá ser consultada no sistema
Infoleg Comunica, na página da Comissão na internet e no app Infoleg, instalado
nos telefones celulares dos Deputados. 3) A da ata da sessão anterior terá sua
leitura dispensada e o expediente será divulgado aos membros do colegiado pela
Secretaria da comissão. 4) As reuniões deliberativas terão duração máxima
limitada ao estabelecido no art. 24-B do Ato da Mesa nº 123/2020, ou seja, das 9
às 12h e das 13 às 16h. 5) Somente Deputados, servidores da Secretaria da
Comissão e palestrantes convidados poderão ter acesso à plataforma de
videoconferência das reuniões. 6) As reuniões serão transmitidas ao vivo na
página da Comissão na internet, no aplicativo infoleg celular e no canal da
Câmara dos Deputados no Youtube; 7) As audiências públicas e demais eventos
deverão ser realizados de forma virtual, preferencialmente às segundas e
sextas-feiras. 8) Representantes de organizações e de entidades interessados em
participar de uma reunião deverão solicitar autorização na respectiva Secretaria
da Comissão pelo e-mail cspcco@camara.leg.br. 9) É altamente recomendável
a participação remota dos membros da Comissão para evitar a aglomeração de
pessoas no recinto do plenário. 10) O registro de presença, que será aberto uma
hora antes do início da reunião, deverá ser feito por meio do aplicativo Infoleg
e será válido para toda a reunião. 11) O recebimento de proposições (emendas,
pareceres, requerimentos a serem pautados etc.) será feito exclusivamente pelo
Infoleg Autenticador. 12) Os requerimentos procedimentais (inversão da pauta,
retirada de pauta, adiamento de discussão etc.) e destaques deverão ser enviados
pelo e-mail sdr do deputado (sdr.nomeparlamentar@camara.leg.br) ou e-mail sdr da
liderança para a caixa postal sdr da comissão sdr.cspcco@camara.leg.br a partir
de uma hora antes do início da reunião;
no campo assunto do e-mail deve ser inserida a palavra “Destaque” no caso
de destaques ou “Requerimento” no caso dos demais requerimentos.13) No caso de
requerimento procedimental de autoria coletiva, cada subscritor deverá enviar
e-mail, utilizando sua caixa postal pessoal específica
(sdr.nomeparlamentar@camara.leg.br), para o e-mail sdr da comissão
sdr.cspcco@camara.leg.br com referência expressa à proposição apoiada, que
deverá ser encaminhada anexa ao e-mail enviado, em texto idêntico ao apoiado; no
campo assunto do e-mail deve ser inserida a palavra “Requerimento”. 14) A
inscrição para uso da palavra para discussão e encaminhamento das matérias, que
poderá ser feita a partir de uma hora antes do início da reunião, será realizada
por meio do aplicativo Infoleg. 15) A solicitação para fazer comunicação de
liderança deverá ser feita oralmente. Os líderes deverão encaminhar a respectiva
delegação, com antecedência, utilizando a caixa postal sdr
(sdr.lid.partido@camara.leg.br), para o e-mail sdr.cspcco@camara.leg.br no campo
assunto do e-mail deve ser inserida a palavra “Delegação”.16) A ferramenta
disponível para pedir a palavra, presente na plataforma de videoconferência será
utilizada exclusivamente para a formulação de questão de ordem ou reclamação.
17) O inteiro teor das matérias constantes da pauta encontra-se disponível no
sistema Pauta Eletrônica, disponível no endereço
www.camara.leg.br/pautaeletronica. É recomendável o acesso a esse sistema para
leitura do parecer e acompanhamento da pauta da reunião. Ato contínuo, passou a discussão e
votação do Ato de Arquivamento dos Requerimentos da Sessão Legislativa de 2019,
que foi aprovado. Dando
prosseguimento, o Presidente anunciou o item 1 - REQUERIMENTO Nº 1/2021 - do Sr. Capitão
Augusto - que "requer que seja enviada solicitação ao Excelentíssimo Senhor
Presidente da República para que os profissionais de segurança pública sejam
realocados entre os grupos prioritários na Campanha Nacional de Imunização
contra o COVID-19, para terem a mesma prioridade dos trabalhadores da área de
saúde". Foi subscrito pelos Deputados Aluísio Mendes, Carlos Sampaio, Sanderson,
Sargento Fahur e Policial Kátia Sastre. Submetido à aprovação o Requerimento nº
1/2021 foi APROVADO. Ato contínuo, o
Presidente anunciou o Item 2 - REQUERIMENTO Nº 3/2021 - do Sr. Capitão
Augusto - que "requer a aprovação de moção de pesar pelo falecimento do Senador
Major Olímpio". Foi subscrito pelos Deputados Guilherme Derrite, Capitão Wagner,
Major Fabiana, Sargento Fahur, Delegado Antonio Furtado, Policial Kátia Sastre,
Sanderson, Marcel Van Hattem, General Peternelli, Otoni de Paula e Subtenente
Gonzaga. Em seguida, o Presidente anunciou o Item 3 - REQUERIMENTO Nº 5/2021 - dos Srs.
Guilherme Derrite e Capitão Augusto - que "requer coautoria da moção de pesar
pelo falecimento do Senador Major (REQ 3/2021 - CSPCCO). Ato continuo, o
Presidente anunciou o Item 4 - REQUERIMENTO Nº 6/2021 - dos Srs.
Capitão Wagner e Capitão Augusto - que "requer coautoria no REQ nº 03/2021 –
CSPCCO, que requer a aprovação de “moção de pesar pelo falecimento do
Excelentíssimo Senador Major Olímpio no último dia 18/03/2021. Em seguida, o
Presidente anunciou o Item 5 - REQUERIMENTO Nº 7/2021 - dos Srs. Major
Fabiana e Capitão Augusto - que "requer coautoria do Requerimento nº 03/2021 –
CSPCCO. O Presidente solicitou à Comissão a votação em bloco dos requerimentos
nºs. 3, 5, 6 e 7, submetido à votação os requerimentos foram APROVADOS. Ato continuo, o Presidente
anunciou o item 6 da pauta - PROJETO DE
LEI Nº 2.628/2019 - do Sr. Heitor Freire - que "altera o Decreto-lei nº
1.002, de 21 de outubro de 1969 - Código de Processo Penal Militar, e a Lei nº
4.878, de 3 de dezembro de 1965, para instituir a necessidade de prova
qualificada para a abertura de inquérito policial militar e para instituir
processos disciplinares de policiais civis da União e do Distrito Federal".
RELATOR: Deputado PASTOR EURICO. PARECER: pela aprovação, com substitutivo.
Vista ao Deputado Paulo Ganime, em 04/12/2019. O parecer foi lido pelo relator,
em 04/12/2019. Foi apresentado
requerimento de retirada de pauta, pelo deputado Capitão Alberto Neto. Encaminharam a votação os deputados
Vinícius Carvalho e Marcel Van Hattem. Em votação, foi aprovado o requerimento
de retirada de pauta. Em seguida, o Presidente anunciou o item 7 da pauta - PROJETO DE LEI Nº 3.585/2019 - do Sr.
Coronel Tadeu - que "dispõe sobre isenção do Imposto de Renda das Pessoas
Físicas - IRPF - para os profissionais de segurança pública elencados no art.
144 da Constituição da República Federativa do Brasil, quando, no desempenho de
serviço, sejam atingidos por projéteis disparados". EXPLICAÇÃO DA EMENTA: Altera
a Lei nº 7.713, de 1988. RELATOR: Deputado GURGEL. PARECER: pela aprovação. Foi
apresentado requerimento de retira da de pauta pelo Deputado Marcel Van Hattem.
Encaminharam a votação os deputados Marcel Van Hattem e Vinícius Carvalho. Em
votação, foi aprovado o requerimento de retirada de pauta. ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a
tratar, o Presidente convocou reunião para o dia 29 de março de 2021, às 13hs,
no Plenário 5 para discussão e deliberação e votação de matérias constantes de
pauta a ser divulgada, encerrou os trabalhos às quatorze horas e quarenta e seis
minutos. E, para constar, eu ______________________, José Bemfica de Deus,
lavrei a presente Ata, que por ter sido aprovada, será assinada pelo Presidente,
Deputado Emanuel Pinheiro Neto ______________________, e publicada no Diário da
Câmara dos Deputados. O inteiro teor foi gravado, passando o arquivo de áudio
correspondente a integrar o acervo documental desta
reunião.