CÂMARA DOS DEPUTADOS

COMISSÃO EXTERNA DESTINADA A ACOMPANHAR AS AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO DA MORTE DE JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS, ESPANCADO ATÉ A MORTE EM UMA UNIDADE DO SUPERMERCADO CARREFOUR, EM PORTO ALEGRE
56ª Legislatura - 2ª Sessão Legislativa Ordinária

RESULTADO DA REUNIÃO EM 01/12/2020


TEMA: Visita Técnica em Porto Alegre -   "Audiências com autoridades, órgãos e entidades"


Realizadas Audiências com as seguintes autoridades, órgãos, entidades e pessoas envolvidas com o caso João Alberto:

9 horas:

Prestação de condolências e solidariedade aos familiares do Sr. João Alberto (pai – João Batista e companheira – Milena Borges Alves);

Reunião com movimentos sociais, com os seguintes participantes da sociedade civil:

1) Movimento Negro Unificado- MNU - Gleidson  Renato Martins Dias;

2) União de Negros pela Igualdade - UNEGRO – Dilmair Monte;

3) Movimento hip-hop - Rafa Rafuagi;

4) Associação Cultural de Mulheres Negras - ACMUN – Caroline Damazio;

5) Maria Mulher - Maria Conceição;

6) Frente Quilombola – Onir Araújo ;

7) Povo de axé -  Ìyá Sandrali Bueno e Baba Diba;

8) Juventude/Mobilização manifestos POA - Mariana Felix de Quadros; e

9) Afronte (coletivo que íntegra a Coalizao Negra por Direitos) e integrante do DCE da UFRGS - William Gonçalves;

Reunião com a bancada de Vereadores (e suplentes) negros de Porto Alegre, com os seguintes participantes:

1) Daiana Santos – PC do B/POA;

2) Fátima Maria – PT/VIAMÃO;

4) Karen Santos – PSOL;

5) Laura Sito – PT; e

6) Matheus Gomes – PSOL.

 

11 horas – Audiência com a Sra. Delegada Aletea Vega Marona Kunde, Delegada Regional Executiva e substituta do Superintendente Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Sr. Delegado José Antônio Dornelles de Oliveira, e com o Sr. Delegado Marcelo Picarelli, Chefe da Delegacia de Controle de Segurança Privada.

 

12h30 – Audiência com o Defensor Público Geral do Estado do RS, Sr. Antônio Flávio de Oliveira, juntamente com a Administração Superior da DPE/RS e os respectivos núcleos da Defensoria afetos ao tema, com os seguintes Defensores Públicos presentes:

1) Enir Madruga de Ávila;

2) Rogério Souza Couto;

3) Rafaela Consalter;

4) Alexandre Brandão Rodrigues;

5) Cristiano Bertuol;

6) Eduardo Pereira Lima Zanini;

7) Cristiano Vieira Heerdt;

8) Andrey Regis de Melo;

9) Aline Palermo Guimarães; e

10) Eduardo Pereira.

 

15 horas - Audiência com o Governador do Rio Grande do Sul, Sr. Eduardo Leite, o Secretário de Segurança Pública do RS, Delegado Sr. Ranolfo Vieira Júnior (também Vice-Governador do RS), o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul – MPRS, Sr. Fabiano Dallazen, a Chefe da Polícia Civil do RS, Delegada de Polícia Sra. Nadine Tagliari Farias Anflor, o Comandante-Geral da Polícia Militar do RS, Coronel Sr. Rodrigo Mohr Picon, e a Diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Delegada Sra. Vanessa Correa.

 

17 horas - Audiência com o Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargador Sr. Voltaire de Lima Moraes, e a Corregedora Geral de Justiça, Desembargadora Sra. Teresinha Tremeia Kubiak.

LOCAL: Porto Alegre/RS
HORÁRIO: 09h