CÂMARA DOS DEPUTADOS

CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES ESTRATÉGICOS
56ª Legislatura - 2ª Sessão Legislativa Ordinária

PAUTA DE REUNIÃO
DIA 18/02/2020

LOCAL: Sala de Reunião do Colégio de Líderes, Ed. Principal, Térreo, Ala C, Salas 2 e 4
HORÁRIO: 10h

TEMA: "Reunião do Grupo de Estudos sobre Cidades Inteligentes"


    56ª Legislatura - 2ª Sessão Legislativa Ordinária

    Reunião Temática do Grupo de Estudos CIDADES INTELIGENTES

    P A U T A

    O objetivo da reunião é debater sobre a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes.

    O estudo tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas.

    Espera-se conhecer projetos com aplicações práticas de soluções tecnológicas disponíveis na integração dos serviços públicos visando à solução de problemas e o desenvolvimento urbano nas cidades. O propósito da reunião é saber como essas soluções influenciaram as experiências práticas realizadas em municípios para subsidiar o estudo sobre Cidades Inteligentes que está sendo desenvolvido na Câmara dos Deputados.

    Trata-se de um dos densos temas conduzidos pelo CEDES - Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados.

    A publicação que irá compilar os debates, discussões e conhecimento adquirido e que será lançada no final do estudo pretende ser uma referência para a administração municipal que dentro de sua realidade, irá entender as ações que se aplicam. Com a realização deste estudo espera-se contribuir para a potencialização desse debate na agenda legislativa além de romper barreiras que precisam ser resolvidas, como fomento aos atores, compartilhamento de experiências, construção de legislações adequadas, entre outros.

    RELATORES:
    Deputado FRANCISCO JR (PSD/GO)
    Deputado HAROLDO CATHEDRAL (PSD/RR)
    Deputada ANGELA AMIN (PP/SC)
    Deputado EDUARDO BRAIDE (PODE/MA)

    Convidados:
    - Rodrigo Cruz Gebrim - Coordenação de Formação, Sistemas e Infraestrutura para Inclusão Digital do Departamento de Inclusão Digital - DEIDI/SETEL/MCTIC.
    - Ana Paula Bruno - Coordenadora-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana - Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR
    - Sarah Habersack - Agência Alemã de Cooperação Técnica Internacional - GIZ Brasil
  • Vandete Cardoso Mendonça - Analista de Produtividade e Inovação - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

  • Victor Carvalho Pinto - Consultor Legislativo - Senado Federal