CÂMARA DOS DEPUTADOS

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
56ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária

PAUTA DE REUNIÃO
DIA 09/10/2019

LOCAL: Anexo II, Plenário 10
HORÁRIO: 08h

TEMA: "Educação, Arte, Leitura e Cultura: diretrizes e boas práticas "


    Ciclo de Debates da Comissão de Educação em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação

    REQ nº 65/19 - Dep. Professora Rosa Neide (PT-MT)

    Mediador: Dep. Waldenor Pereira (PT/BA)

    Palestrantes:

    ALTIR PERUZZO Gestor responsável pelo Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas - Juína
    ADRIANO SOUZA Secretário Adjunto da Secretaria de Educação e Cultura de Juína)
    SILVIA MACHADO - Bacharel em Produção Cultural, Diretora de Cultura do município de Juína, responsável pela implementação do Sistema Municipal de Cultura de Juína e outras iniciativas.

    Coordenadora: Dep. Professora Rosa Neide


    Síntese da Palestra: apresentar e discutir os desafios e as boas experiências na implementação da Política Nacional de Leitura e Escrita e do Plano Nacional do Livro e Leitura e sua intersecção com as políticas educacionais, materializadas em experiências municipais concretas. A palestra explicitará princípios, diretrizes e ações concretas de articulação entre a política de educação e as políticas de estímulo à leitura, ao conhecimento, às tecnologias e ao desenvolvimento educacional, cultural e social. Outubro é um mês que, além de fazer referência aos professores (dia 5 de outubro é o Dia Mundial do Professor é dia 15 é o Dia do Professor), faz referência, também, à leitura, ao livro e à biblioteca: dia 12 de outubro é o Dia Nacional da Leitura, 29 de outubro, Dia Nacional do Livro, sendo a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca celebrada entre os dias 23 e 29 de outubro. Importante um momento de reflexão sobre as práticas de estímulo à leitura e de articulação entre as políticas culturais e educacionais.


    Minicurrículo dos Palestrantes:

    ALTIR PERUZZO
    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT – 2009 e possui Curso Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica da Federal de Concórdia SC - 1983. Foi Líder Pastoral e Comunitário. Vereador por dois mandatos. Foi, também, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Vice prefeito e Deputado Estadual. Prefeito por três vezes de Juína-MT. Gestor premiado por seu trabalho com a Biblioteca Pública Municipal colocada entre as 10 bibliotecas públicas brasileiras que mais contribuem com o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e com a transformação social de suas comunidades.


    ADRIANO SOUZA
    Pedagogo, especialista em orientação educacional, com MBA em Comunicação Social, cerimonialista e gestor de eventos. Coordenador de programas de livro e leitura e coordenador do premiado Programa de Bibliotecas de Juína e outras iniciativas igualmente reconhecidas no campo educativo e cultural. É Secretário-adjunto de Cultura do município de Juína.