CONGRESSO NACIONAL

COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO
56ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária

RESULTADO DA REUNIÃO ORDINÁRIA EM 27/08/2019

5ª Reunião Ordinária

Convocada para 27/08/2019, às 14h30min

 (Iniciada às 14h57min e suspensa às 14h58min)

(Reiniciada às 15h35min e encerrada às 17h58min)

 

 

ABERTURA

 

                                                                                                                                                         Os trabalhos foram iniciados pelo Presidente, Senador Marcelo Castro (MDB/PI).   

                                

                                                                                                                                                                                                                    EXPEDIENTES

 

O Presidente declarou como lidos os expedientes recebidos pela Comissão, de    14 a 27 de agosto de 2019, tendo em vista que essas informações encontram-se publicadas na página da CMO na internet.                                                

 

                     Apreciação da Ata da seguinte Reunião:

 

- 5ª Reunião Extraordinária, realizada no dia 14 de agosto de 2019.

 

Resultado: o Deputado Cacá Leão (PP/BA) fez a leitura da Ata que, em votação, foi aprovada com retificação.

                                                                                                                                                                                                                            ORDEM DO DIA

                                                                    

                                                                                                                                                                                                                        PAUTA

 

1 - Nos termos do parágrafo único, do art. 110 da Resolução nº 1/2006, do Congresso Nacional, o Presidente anunciou a apreciação do Relatório apresentado à Medida Provisória nº 880/2019-CN, que “Abre crédito extraordinário, em favor do Ministério da Defesa, no valor de R$ 223.853.000,00 (duzentos e vinte e três milhões, oitocentos e cinquenta e três mil reais), para os fins que especifica.”

Relator: Deputado Hiran Gonçalves.

Não foram apresentadas emendas.

          

          Voto: pela aprovação da Medida Provisória, na forma proposta pelo Poder Executivo. O Relator, sugeriu, adicionalmente, o encaminhamento da indicação apresentada de forma conjunta por parte desta Comissão ao Poder Executivo, no sentido de serem reforçados os equipamentos públicos do Estado e de serem tomadas medidas objetivas para o aquecimento da economia local. 

 

Resultado: o Relator apresentou o Relatório. Discutiram a matéria os Deputados Nelson Pellegrino (PT/BA), Bohn Gass (PT/RS) e Edmilson Rodrigues (PSOL/PA).  Em votação, o Relatório foi aprovado, na representação da Câmara dos Deputados com voto contrário do Deputado Nelson Pellegrino (PT/BA), e foi aprovado na representação do Senado Federal.

 

REQUERIMENTO DE INVERSÃO DE PAUTA

 

Requerimento de inversão de pauta, nos termos do art. 175, inciso IV, do Regimento Interno do Senado Federal, no sentido de apreciar como item 02 da Pauta o Relatório apresentado ao Projeto de Lei nº 18/2019-CN.

 

Autor: Deputado Claudio Cajado, Representante da Liderança do Governo na CMO.

 

Resultado: Encaminharam a votação da matéria com parecer contrário os Deputados Bohn Gass (PT/RS), Nelson Pellegrino (PT/BA), e o Senador Jean Paul Prates (PT/RN); e com parecer favorável o Deputado Cacá Leão (PP/BA) e a Senadora Soraya Thronicke (PSL/MS). Em votação, o Requerimento foi aprovado.

 

                                                                                                                                                                                                                      QUESTÃO DE ORDEM

 

Às 16h37min, o Deputado Claudio Cajado (PP/BA), Representante da Liderança do Governo na CMO, levantou Questão de Ordem solicitando o encerramento da discussão do Relatório ao Projeto de Lei nº 18/2019-CN, conforme estabelece o art. 276,  Parágrafo único, do Regimento Interno do Senado Federal. O Presidente informou que não tomaria nenhuma decisão naquele momento.

 

 

REQUERIMENTO DE RETIRADA DE PAUTA

 

Requerimento de retirada de pauta, nos termos do art. 235, inciso III, alínea d, item 7, do Regimento Interno do Senado Federal, no sentido de retirar da Pauta o Relatório apresentado ao Projeto de Lei nº 18/2019-CN.

 

Autor: Deputado Nelson Pellegrino (PT/BA), Vice-Líder do PT na Câmara dos Deputados.

 

Resultado: Encaminharam a votação da matéria com parecer favorável o Deputado Nelson Pellegrino (PT/BA) e o Senador Jean Paul Prates (PT/RN); e com parecer contrário o Deputado Cacá Leão (PP/BA). Em votação, o Requerimento foi rejeitado.

 

 

03 - Relatório apresentado ao Projeto de Lei nº 18/2019-CN, que “Abre aos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, em favor de diversos órgãos do Poder Executivo, crédito suplementar no valor de R$ 3.041.594.744,00 (três bilhões, quarenta e um milhões, quinhentos e noventa e quatro mil, setecentos e quarenta e quatro reais), para reforço de dotações constantes da Lei Orçamentária vigente”.

Relator: Senador Eduardo Gomes.

Foram apresentadas 250 emendas.

Voto: pela aprovação do Projeto de Lei, na forma do Substitutivo apresentado, que incorpora 02 emendas de relator. Quanto às 250 emendas apresentadas, o Relator indicou para inadmissibilidade as emendas de nºs 39, 42, 43, 44, 88, 153, 207 e 223; e ofereceu voto pela rejeição das demais emendas.

 

Resultado: o relator apresentou o Relatório. Foi aberta a discussão e o prazo para apresentação de destaques. Em conformidade com o disposto no § 2° do Art.146, da Resolução n°1/2006-CN, o Presidente declarou inadmitidas as emendas de n°s 39, 42, 43, 44, 88, 153, 207 e 223, indicadas pelo relator no seu voto. Discutiram a matéria os Deputados Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), Cacá Leão (PP/BA), Claudio Cajado (PP/BA), Aluisio Mendes (PODE/MA), Misael Varella (PSD/MG), Bohn Gass (PT/RS), Nelson Pellegrino (PT/BA), Dagoberto Nogueira (PDT/MS), Lucas Gonzalez (NOVO/MG), e os Senadores Carlos Viana (PSD/MG), Luiz do Carmo (MDB/GO) e Soraya Thronicke (PSL/MS). Foi encerrada a discussão e o prazo para apresentação de destaques. Foram apresentados 21 destaques.

  

REQUERIMENTO DE ADIAMENTO DA VOTAÇÃO

 

Requerimento de adiamento de votação da matéria, nos termos do art. 40, do Regimento Comum do Congresso Nacional, no sentido de adiar a votação do Relatório apresentado ao Projeto de Lei nº 18/2019-CN.

 

Autor: Deputado Ivan Valente (PSOL/SP), Líder do PSOL na Câmara dos Deputados, subscrito pelo Deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA).

 

Resultado: Encaminharam a votação da matéria com parecer favorável o Deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) e com parecer contrário o Deputado Aluisio Mendes (PODE/MA). Em votação, o Requerimento foi rejeitado.

 

  

                      Em seguida, o Presidente submeteu o Relatório ao Plenário para votação, na representação da Câmara dos Deputados, ressalvados os destaques. O Deputado Nelson Pellegrino (PT/BA), Vice-Líder do PT na Câmara dos Deputados, solicitou verificação de votação, com o apoiamento dos Deputados Dagoberto Nogueira (PDT/MS) e Lucas Gonzalez (NOVO/MG), conforme estabelece o art. 136 da Resolução nº 1/2006-CN, tendo sido concedida pelo Presidente. Encerrada a votação nominal, o Presidente proclamou o resultado da votação, às 17h42min: total de votos SIM: 21, total de votos NÃO: 4; total de VOTANTES: 25. O Presidente confirmou a aprovação do Relatório na representação da Câmara dos Deputados, com votos contrários dos Deputados Dagoberto Nogueira (PDT/MS), Lucas Gonzalez (NOVO/MG), Bohn Gass (PT/RS) e Nelson Pellegrino (PT/BA), ressalvados os destaques. Em votação no Senado Federal, foi aprovado, ressalvados os destaques.

 

- Apreciação dos 21 destaques apresentados:

 

1- Proposta do Presidente para votação em globo dos destaques, por tipo de voto do Relator:

Resultado: aprovada.

 

2 - Destaques com voto do Relator pela rejeição: 01 ao 21.

Resultado: em votação em globo, as matérias objetos dos destaques foram rejeitadas na representação da Câmara dos Deputados, com votos contrários dos Deputados Bohn Gass (PT/RS) e Nelson Pellegrino (PT/BA). Não foram apreciadas na representação do Senado Federal, conforme dispõe o § 1º do art.43, do Regimento Comum.

 

ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS

  

                                                                                                                                                                                  Nada mais havendo a tratar, o Presidente encerrou a reunião.

 

                                                                                                                           Brasília, 27 de agosto de 2019.

 

 

                                                   MARIA DO SOCORRO DE L. DANTAS

                                                    Secretária Executiva Substituta