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CONGRESSO NACIONAL |
COMISSÃO MISTA
DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO
55ª Legislatura - 2ª
Sessão Legislativa Ordinária
RESULTADO DA REUNIÃO ORDINÁRIA EM 21/06/2016
Convocada
para 21/06/2016, às 16h30min
(Reiniciada às
16h59min e encerrada às 17h23min)
REABERTURA
Os trabalhos foram reiniciados pelo Presidente, Deputado
Arthur Lira (PP/AL).
- Apreciação
das Atas das seguintes Reuniões:
. 2ª Reunião
Ordinária, realizada no dia 14 de junho de 2016; e
. 2ª Reunião
de Audiência Pública, realizada no dia 16 de junho de 2016.
Resultado: por consenso,
foi dispensada a leitura das Atas que, em votação, foram aprovadas por unanimidade.
ORDEM DO
DIA
PAUTA
1
- Nos termos do parágrafo único, do art. 110 da Resolução nº 1/2006, do
Congresso Nacional, o Presidente anunciou a apreciação do
Relatório apresentado à Medida
Provisória nº 716/2016-CN, que “Abre crédito extraordinário, em favor dos
Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Defesa e do Desenvolvimento
Social e Combate à Fome, no valor de R$ 420.000.000,00 (quatrocentos e vinte
milhões de reais), para os fins que especifica.”
Relatora:
Deputada Leandre.
Foram
apresentadas 04 emendas.
Voto:
pela aprovação da Medida Provisória, na forma proposta pelo Poder Executivo, com
indicação pela inadmissibilidade das 4 emendas
apresentadas.
Resultado: a Relatora apresentou o Relatório. Em conformidade com o disposto no § 2° do Art.146, da Resolução n°1/2006, do
Congresso Nacional, o Presidente declarou inadmitidas as emendas indicadas pela
relatora no seu voto. Discutiu a matéria o Deputado Assis Carvalho (PT/PI). Em
votação, o Relatório foi aprovado
por unanimidade.
2
– Errata
à Lei Orçamentária Anual para 2016
- O Presidente
informou aos Parlamentares, que o art.
152 da Resolução n°1/2006, do Congresso Nacional, estabelece: “O projeto de lei aprovado e enviado em
autógrafo para sanção do Presidente da República não poderá ser motivo de
alteração, ressalvado o caso de correção de erro material, verificado
exclusivamente no processamento das proposições apresentadas, formalmente
autorizado pela CMO, por proposta de seu Presidente, justificando-se cada
caso”.
Em seguida, o
Presidente passou à apreciação do Ofício Conjunto nº 1/2016/CONOF/CONORF, de 14
de junho de 2016, que propõe “Correção de erros materiais verificados no
processamento do Projeto de Lei nº 7, de 2015-CN, (Lei nº 13.255, de
14/01/2016).”
Autores:
Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados e
Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado
Federal.
Resultado: a Errata foi
aprovada por
unanimidade.
3 - Relatório
Preliminar com Emendas apresentado ao
Projeto de Lei nº 2/2016-CN, que
“Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de
2017 e dá outras providências.”
Relator:
Senador Wellington Fagundes.
Foram
apresentadas 06 emendas.
Voto: pela
aprovação do Relatório Preliminar com Emendas, nos termos apresentados pelo
Relator, com aprovação da emenda nº 3, aprovação parcial das emendas nºs 2, 5, e
6, e pela rejeição das demais.
Resultado: o Relator
apresentou o Relatório Preliminar com Emendas. Discutiram a matéria os Deputados
Assis Carvalho (PT/PI) e Leandre (PV/PR); e os Senadores Telmário Mota (PDT/RR),
Waldemir Moka (PMDB/MS) e Fernando Bezerra Coelho (PSB/PE). A discussão foi encerrada assim como o
prazo para apresentação de destaques. Não foram apresentados destaques. Em
votação, o Relatório Preliminar com Emendas foi aprovado por
unanimidade.
Tendo em vista
a aprovação do Relatório Preliminar com Emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes
Orçamentária para 2017, o Presidente informou o prazo para apresentação de
Emendas ao referido Projeto de Lei: de 22 a 29 de junho de 2016.
4
– Relatório
apresentado ao
Projeto
de Lei nº 4/2016-CN,
que “Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor de
Encargos Financeiros da União, crédito especial no valor de R$ 898.893.841,00
(oitocentos e noventa e oito milhões, oitocentos e noventa e três mil,
oitocentos e quarenta e um reais), para o fim que
especifica.”
Relator:
Deputado Luciano Ducci.
Não
foram apresentadas emendas.
Voto:
pela aprovação do Projeto de Lei, na forma proposta pelo Poder Executivo.
Resultado: retirado de pauta a pedido do Relator,
para alteração do Relatório, e deferido de ofício pelo
Presidente.
ENCERRAMENTO
DOS
TRABALHOS
Concluída a
votação das matérias constantes da pauta, o Presidente encerrou os
trabalhos.
Antes,
convocou reunião ordinária para o dia 05
de julho, terça-feira, às 14h30min, no plenário 2 da Câmara dos
Deputados.
Brasília, 21 de junho de 2016.
ROBSON LUIZ FIALHO
COUTINHO
Secretário
Executivo
RESULTADO DA REUNIÃO ORDINÁRIA EM 21/06/2016
3ª
Reunião Ordinária
Convocada
para 21/06/2016, às 14h30min
(Iniciada às
14h50min e suspensa às 14h53min)
ABERTURA
Os trabalhos foram iniciados pelo Presidente, Deputado
Arthur Lira (PP/AL).
AVISOS
O Presidente
informou aos parlamentares que a partir daquela data, o registro da presença
deverá ser feito no terminal eletrônico instalado na entrada principal do
Plenário, onde será realizada a reunião da Comissão, ou nos terminais que se
encontram nas bancadas.
O Presidente
comunicou, ainda, que a Indicação nº
929/2015, apresentada pela Deputada Leandre (PV/PR), que solicitou que sejam
empreendidos os esforços necessários para que as despesas destinadas à área da
saúde, constantes na Lei Orçamentária Anual de 2016, não sofram eventuais cortes
orçamentários que possam advir das medidas de austeridade anunciadas, ficou PREJUDICADA, de acordo com o art. 334 do Regimento Interno do Senado
Federal, por haver perdido a
oportunidade, tendo em vista que a Lei Orçamentária Anual para 2016 já foi
apreciada pelo Congresso Nacional.
EXPEDIENTE
Conforme decidido na 4ª Reunião Extraordinária, realizada em 17 de abril
de 2008, ficou dispensada leitura dos expedientes. O Presidente determinou ao
Departamento de Taquigrafia a inclusão dos expedientes nas notas taquigráficas
da reunião. Informou que a lista com os expedientes seria encaminhada, pelo
correio eletrônico, aos membros e Lideranças Partidárias.
I) CORRESPONDÊNCIA INTERNA RECEBIDA:
Expedientes encaminhando indicações para as Relatorias Setoriais do
Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2017:
1)
Of. nº 555/2016, da Liderança do PSDB, que indica o Deputado Rodrigo de Castro
para Área Temática de Ciência e Tecnologia e
Comunicações.
2)
Of. nº 237/2016, da Liderança do PTB, que indica os Deputados: Lúcio Vale
(PR-PA), Mario Negromonte Júnior (PP-BA) e Zeca Cavalcanti
(PTB-PE).
3)
Of. nº 299/2016, da Liderança do PT, que indica o Deputado Adelmo Leão para Área
Temática de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento
Agrário.
Expediente com indicação para integrar o Comitê de Avaliação,
Fiscalização e Controle da Execução Orçamentária (CFIS):
1)
Of. nº 555/2016, do Líder do Bloco PMDB/PEN, que indica o Deputado José
Priante.
Expediente
encaminhando justificativa de faltas às reuniões da Comissão DEFERIDA pelo
Presidente:
1) Of. nº
278/2016, do gabinete da Deputada Leandre, que justifica ausência no período de
14 e 15 de junho.
II)
CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA EXTERNA:
1) Ofício n.
555/2016, da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, encaminhando Moção nº
368/2016 que manifesta apelo aos Presidentes do Senado e Câmara Federal para que
solicitem crédito suplementar no orçamento da Justiça do
Trabalho.
Relatórios de Gestão Fiscal relativos ao 1º quadrimestre de 2016:
- Tribunal Regional do Trabalho: 6ª, 9ª, 13ª, 20ª e 22ª Regiões.
- Conselho da Justiça Federal.
ORDEM DO
DIA
ACORDO DE
PROCEDIMENTOS - Em
21/06/2016
1.
As reuniões
ordinárias agendadas para as terças-feiras iniciarão às 14h30 e as agendadas
para as quintas-feiras iniciarão às 9h30;
2.
O painel
eletrônico de presença será aberto 30 minutos antes do início da
reunião;
3.
As reuniões
não deliberativas (audiências públicas) serão agendadas pelo Presidente e
ocorrerão preferencialmente às quintas-feiras pela manhã. A lista de inscrição
de parlamentares interessados em interpelar convidados será aberta 30 minutos
antes do início da reunião;
4.
Não havendo
número regimental para o início da reunião, o Presidente aguardará por 30
minutos, prorrogáveis pelo mesmo período, para que se complete o quórum;
5.
A leitura da
ata poderá ser dispensada a pedido de qualquer membro da comissão, desde que
haja consenso. A discussão da ata, pelo prazo máximo de três minutos, refere-se
somente aos pontos a serem retificados;
6.
A ata, por não
ser uma proposição, mas sim um documento administrativo, não está sujeita a
encaminhamento, orientação ou verificação de votação;
7.
Fica
dispensada a leitura dos expedientes, que serão transcritos nas notas
taquigráficas e enviados por meio do correio eletrônico aos gabinetes dos
membros e às lideranças partidárias;
8.
O parlamentar
que desejar apresentar voto em separado poderá utilizar o tempo destinado à
discussão para ler seu voto;
9.
O Presidente
poderá destituir o Relator que não apresentar seu parecer no prazo determinado.
O novo Relator poderá proferir seu parecer oralmente na reunião em curso ou
solicitar adiamento para a reunião seguinte;
10. O Relator que
quiser desistir da relatoria deverá assinar termo de
desistência;
11. Caso o Relator
não compareça, sem justificativa, a duas reuniões de apreciação da matéria, o
Presidente poderá indicar novo Relator, observando a proporcionalidade
partidária;
12. Somente
membros da CMO poderão levantar questão de ordem. A decisão da Presidência sobre
a questão é irrecorrível, salvo se estiver relacionada com dispositivo
constitucional;
13. As inversões
de pauta aprovadas e cuja matéria não foi deliberada ficam asseguradas para a
próxima reunião deliberativa que ocorrer na mesma semana;
14. Destaques
poderão ser apresentados a partir da publicação do relatório na página da
CMO;
15. Poderá ser
dispensada a leitura dos pareceres e relatórios que forem distribuídos em
avulsos;
16. Considerar-se-ão
publicadas e distribuídas as proposições legislativas a partir da publicação dos
respectivos documentos em meio eletrônico na página da
CMO;
17. As matérias
relativas à Avaliação de Receitas e Despesas, Avaliação de Cumprimento de Metas
Fiscais, Demonstrações Financeiras do Banco Central, Operações de Redesconto e
Empréstimo em Moeda Estrangeira realizadas pelo Banco Central, Relatório
Gerencial Trimestral do BNDES sobre a aplicação de recursos de empréstimos junto
ao Tesouro Nacional e Relatório de Desempenho do Fundo Soberano do Brasil, terão
seu recebimento comunicado em Plenário pelo Presidente e serão publicadas na
página da CMO. Os membros da comissão poderão solicitar a relatoria, no prazo de
quarenta e cinco dias. Findo o prazo e não havendo manifestação de nenhum
parlamentar a matéria será arquivada;
18. Os avisos do
TCU sobre o resultado de fiscalizações e auditorias em órgãos, programas e obras
terão seu recebimento comunicado em Plenário pelo Presidente e serão publicados
na página da CMO. Os avisos que informarem indícios de Irregularidades Graves
com Recomendação de Paralisação (IGP) em obras e serviços de engenharia, ou que
foram regularizadas pendências anteriormente apontadas e que impliquem
modificação do Anexo VI da LOA, serão autuados e será designada relatoria.
Os demais avisos serão arquivados, exceto se houver solicitação expressa de
membro da CMO para relatar a matéria.
Resultado: o Acordo de
Procedimento, com a sugestão de alteração dos itens 13 e 15 propostas pelo
Deputado Assis Carvalho (PT/PI), foi aprovado por unanimidade.
SUSPENSÃO DOS
TRABALHOS
Em
virtude do início da Ordem do Dia no Plenário da Câmara dos Deputados, de acordo
com o disposto no Art. 46, § 1º do
Regimento Interno da Câmara dos Deputados, o Presidente suspendeu a reunião.
Antes,
convocou
a continuação da reunião ordinária para o mesmo dia, 21 de junho, terça-feira, às 16h30min,
no plenário 2 da Câmara dos Deputados.
Brasília, 21 de junho de 2016.
ROBSON LUIZ FIALHO COUTINHO
Secretário Executivo