CÂMARA DOS DEPUTADOS

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
55ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária

RESULTADO DA REUNIÃO EM 21/10/2015

LOCAL: Anexo II, Plenário 10
HORÁRIO: 08h


A -

Palestra Experiência de Implantação de uma nova Universidade Multicampi - Apresentação do Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Federal do Sul da Bahia
 


Palestrante:
Reitor Naomar de Almeida Filho



A apresentação faz parte do ciclo de palestras "Educação em Debate", promovido pela Frente Parlamentar Mista da Educação e pela Comissão de Educação da Câmara.

Aberta ao público, a palestra também poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Câmara.

A experiência única desenvolvida pelo Reitor Naomar e seus colaboradores na Universidade Federal do Sul da Bahia, no que concerne à integração da comunidade com a Universidade, abriu horizontes que merecem ser divulgados.

Como diferenciais, o modelo da UFSB apresenta: regime letivo quadrimestral multiturno, modelo de ciclos de formação, currículo modular e flexível, ampla cobertura territorial, estrutura organizacional leve, unidades acadêmicas geograficamente distribuídas.

Baseados na experiência pedagógica do educador Anísio Teixeira, são valores e princípios da UFSB: inclusão social, uso intensivo de tecnologias, pedagogias da autonomia - criativa, desafiadora, ousada - plenamente integradas ao sistema
de educação pública, internacionalizada, epistemodiversidade, etnodiversidade e sustentabilidade.

(REQ nº 52/2015, de autoria do Dep. Arnon Bezerra)