CONGRESSO NACIONAL
COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO
55ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária

 


 9ª Reunião Extraordinária

Convocada para 7/10/2015, às 15 horas

 (Iniciada e suspensa às 15h21min

Reiniciada às 16h22 às encerrada às 17h03min)

 

ABERTURA

 

Os trabalhos foram abertos às 15h21min pelo Deputado Hildo Rocha (PMDB/MA), que suspendeu por 30 minutos tendo em vista a falta de quórum para deliberação. O 1º Vice-Presidente, Deputado Jaime Martins, (PSD/MG) reabriu os trabalhos, às 16h22min, e informou haver quórum regimental para deliberação nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Os trabalhos foram conduzidos pelo 1º Vice-Presidente, Deputado Jaime Martins (PSD/MG).

 

ATAS

 

Ouvido o Plenário, o 1º Vice-Presidente, Deputado Jaime Martins, dispensou a leitura das atas que foram APROVADAS, por unanimidade, nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal:

 

. 8ª Reunião Extraordinária, realizada em 22/9/2015;

. 3ª Reunião de Audiência Pública, realizada em 24/9/2015; e

. 4ª Reunião de Audiência Pública, realizada 29/9/2015.

 

                                                  EXPEDIENTE       

 

         Conforme decidido, ficou dispensada a leitura dos expedientes. Foram declarados lidos os seguintes expedientes:

 

I) CORRESPONDÊNCIA INTERNA RECEBIDA:

1) Of. n. 260/15/PROS, de 29 de setembro de 2015, do  Líder do PROS, Deputado Domingos Neto, indicando o Deputado Hugo Leal para Relator Setorial do PLOA 2016.

 

2) Ofício 136/2015, de 30 de setembro de 2015, do Deputado Hildo Rocha, informando que a Secretária de Orçamento Federal responderá na Comissão em substituição ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão o Requerimento 16/2015-CMO de sua autoria.

 

Expedientes encaminhando justificativas de faltas às reuniões da Comissão DEFERIDAS pela Presidente:

 

1) Ofício GSHJ nº 09-043/2015, de 23 de setembro de 2015, do Gabinete do Senador Hélio José justificando a ausência do parlamentar nos dias 23 e 24 de setembro.

 

2) Ofício nº 95/2015-GCH, de 18 de setembro de 2015, do Deputado César Halum justificando a ausência no período de 18 a 23 de setembro.

II) CORRESPONDÊNCIA EXTERNA RECEBIDA:

 

1) Ofício nº 9923/2015, da Ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, encaminhando cópia do Mandado de Segurança nº 33193.

 

2) Ofício nº 9932/2015, da Ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, encaminhando cópia do Mandado de Segurança nº 33186.

 

3) Ofício nº 2038/GM/MT, de 24 de setembro de 2015,  do Chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério dos Transportes, Sr. Carlos Henrique Silva Santos, encaminha cópia dos exemplares sobre o Projeto de Lei Orçamentária para 2016 e Execução Orçamentária 2015, fornecidos pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento da Secretaria Executiva deste Ministério.

 

4) Ofício nº 0024067 – SGE, de 23 de setembro de 2015, co Secretário-Geral do Conselho Nacional de Justiça, Juiz Fabrício Bittencourt da Cruz, encaminhando cópia dos Pareceres do Conselho Nacional de Justiça e as respectivas certidões de Julgamento, referentes às Propostas dos órgãos do Poder Judiciário, integrantes do Orçamento Geral da União.

 

5) Ofício nº 1354, de 24 de setembro de 2015, do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, solicitando remanejamento da dotação constante da LOA 2015 destinada à Construção do Edifício-Sede da Procuradoria da República em Vitória para a ação orçamentária Auxílio-Alimentação aos servidores Civis, Empregados e Militares, do Ministério Público Federal.

 

6) Ofício nº 188/2015/MP, de 02 de outubro de 2015, do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, encaminhando relação de programações do PAC e relativas às Ações e Serviços Públicos de Saúde para apresentação de emendas ao Projeto de Orçamentária de 2016 – PLN 7/2015.

 

7) Ofício nº 190/2015/MP, de 02 de outubro de 2015, do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, encaminhando sugestões para o Adendo 4 ao Substitutivo do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2016 – PLN 1/2015.

 

8) Ofício D.L. nº 2132/15, de 9 de junho de 2015, do Presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Matheus Antonio Erler, encaminhando cópia da Moção nº 105/15, de autoria do Vereador Paulo Sérgio Camolesi, que visa realização de auditoria na Dívida Pública da União.

 

9) Ofício-circular GPE nº 174/15, de 09 de junho de 2015, do Presidente da Câmara de Vereadores do Município de Mogi das Cruzes, Antonio Lino da Silva, encaminhando cópia da Moção 042/15, de autoria do Vereador Caio César Machado da Cunha, como forma de REPÚDIO pelo contingenciamento de recursos orçamentários da União.

 

- Relatórios de Gestão Fiscal referente ao 1° quadrimestre de 2015, encaminhados, encaminhados pelos seguintes órgãos:

- TRT da 8ª, 10ª e 13ª Regiões.

 

- Relatórios de Gestão Fiscal referente ao 2° quadrimestre de 2015, encaminhados, encaminhados pelos seguintes órgãos:

- Poder Executivo; Supremo Tribunal Federal; Ministério Público da União; Câmara dos Deputados; Tribunal Superior do Trabalho; Conselho Nacional de Justiça; Tribunal de Contas da União; Tribunal Regional do Trabalho 1ª, 6ª 8ª, 10ª, 11ª, 15ª, 16ª e 23ª Região; Tribunal Regional Federal da 3ª Região e Tribunal Regional Eleitoral de São  Paulo.

 

Avisos Seses, de 17 de setembro de 2015:

 Aviso nº 703/2015 (Acórdão 2320/2015): Fundo de Fiscalização das Telecomunicações FISTEL.

 

Avisos GP/TCU, de 24 de setembro de 2015:

Aviso nº 1085/2015: obras de implantação do corredor de ônibus – Radial Leste, Município de São Paulo.

 

 

 

 

ORDEM DO DIA

PAUTA

 

Somente os Relatórios das matérias acordadas na Reunião do Colegiado de Líderes da CMO foram apreciados pelo Plenário:

 

Item 4 - Relatório de Atividades do CAE nº 1/2015 – LOA 2016 - "sobre Diretrizes e Orientações para a análise da admissibilidade de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária para 2016, apresentado ao Projeto de Lei nº 7/2015-CN, em razão do art. 25 da Resolução nº 1/2006-CN”.     

Autor: Comitê de Admissibilidade de Emendas - CAE.

            Coordenador do CAE: Deputado Genecias Noronha.

            Resultado: APROVADO por unanimidade com alteração no limite por mandato parlamentar para apresentação de emendas individuais para R$ 15.342.436,00.

 

Item 5 - Relatório apresentado ao Aviso nº 16/2010-CN, sobre as Contas do Governo Federal referente ao exercício de 2009"; e Mensagem nº 23/2010-CN - Contas do Governo Federal; Ofício nº 13/2010-CN - Senado Federal e Fundo Especial; Ofício nº 30/2010-CN - Câmara dos Deputados; Mensagem nº 24/2010-CN - Supremo Tribunal Federal; Ofício nº 15/2010-CN - Superior Tribunal de Justiça; Ofício nº 16/2010-CN - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios; Ofício nº 17/2010-CN - Justiça do Trabalho; Ofício nº 18/2010-CN - Conselho da Justiça Federal e Justiça Federal de 1º e 2º graus; Ofício nº 19/2010-CN - Justiça Militar da União; Ofício nº 20/2010-CN - Justiça Eleitoral; e Ofício nº 14/2010-CN -  Ministério Público da União.

 Relator: Deputado Valtenir Pereira.

             Não foram apresentadas emendas.

             Voto: pela APROVAÇÃO, com ressalvas, das Contas do Presidente da República relativas ao exercício de 2009 e pelo ARQUIVAMENTO sem julgamento de mérito das Contas dos demais Órgãos e Poderes, nos termos dos Projetos de Decreto Legislativo apresentados.

Resultado: APROVADO por unanimidade com alteração.

 

Item 6 - Relatório apresentado ao Aviso nº 16/2011-CN, que “Encaminha o Relatório e sua síntese, sobre as Contas do Presidente da República, acompanhados de Votos e do Parecer Prévio Conclusivo, referentes ao exercício de 2010” e à Mensagem nº 21/2011-CN, que “Encaminha  o volume anexo que compreende  as Contas do Governo Federal relativas ao exercício de 2010”.

Relator: Senador Davi Alcolumbre.

Não foram apresentadas emendas.

Voto: pela aprovação com ressalvas, das Contas do Presidente da República, relativas ao exercício de 2010, nos termos do Projeto de Decreto Legislativo apresentado.

Resultado: Ausente o Relator, foi designado o Senador Hélio José (PSD/DF) como relator ad hoc, que apresentou o Relatório COM ALTERAÇÃO. O Relatório foi aprovado por unanimidade.

 

Item 8 - Relatório apresentado ao Aviso nº 12/2013-CN, queEncaminha o Relatório, sua síntese e o Voto sobre as contas da Presidenta da República referentes ao exercício de 2012, acompanhados das Declarações de Voto dos Ministros e do Parecer Prévio conclusivo aprovado pelo plenário do Tribunal de Contas da União" e à Mensagem Nº 25/2013-CN, que “encaminha ao Congresso Nacional, em cumprimento aos arts. 84, inciso XXIV e 49, inciso IX, da Constituição Federal, e ao art. 56 da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, as contas do Governo Federal relativas ao exercício de 2012”.

Relator: Senador Hélio José

            Não foram apresentadas emendas

           Voto: pela aprovação, com ressalvas, das Contas da Presidente da República relativas ao exercício de 2012, nos termos do Projeto de Decreto Legislativo apresentado.         

            Resultado: APROVADO, por unanimidade, com ALTERAÇÃO.

 

Item 9 - AVISO (CN) Nº 13/14 - do Tribunal de Contas da União - que encaminha "relatório de acompanhamento pelo Tribunal de Contas da União da Gestão Fiscal dos Poderes e Órgãos da União, do terceiro quadrimestre de 2013", OFÍCIOS (CN) Nºs 1/14, 2/14, 3/14, 4/14, 5/14, 6/14, 7/14 e 8/14 e MENSAGENS (CN) Nºs 1/14 e 2/14, referentes ao terceiro quadrimestre de 2013.

           Relator: Deputado Átila Lins.

            Voto: pelo conhecimento das matérias e envio para o arquivo.

           Resultado: ausente o Relator, foi designado o Deputado Wadson Ribeiro (PCdoB/MG) como relator ad hoc. O Relatório foi aprovado por unanimidade.

 

Item 19 - OFÍCIO (CN) Nº 15/15 - da Autoridade Pública Olímpica - APO - que "encaminha, em cumprimento à Lei 12.396/11, art. 6°, Relatório de Atividades da Autoridade Pública Olímpica, referente ao 1° semestre de 2014" e OFÍCIO (CN) Nº 16/15, referente ao 2° semestre de 2014.

         Relator: Deputado José Rocha.

         Voto: pelo conhecimento da matéria e envio para o arquivo.

         Resultado: ausente o Relator, foi designado o Deputado Domingos Sávio (PSDB/MG) como relator ad hoc. O Relatório foi aprovado por unanimidade.


Item 20.  OFÍCIO (CN) Nº 51/11 - do Ministério do Esporte - que "encaminha relatório contendo os projetos que no exercício de 2010 captaram recursos por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte" e OFÍCIOS (CN) Nºs 32/12, 40/13 e 29/14, referentes aos exercícios de 2011, 2012 e 2013, respectivamente.

Relator: Deputado Valtenir Pereira.

Voto: pelo conhecimento das matérias e envio para o arquivo. 

Resultado: APROVADO por unanimidade.

 

 

ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS

 

  Não havendo mais nada a tratar, o 1º Vice-Presidente no exercício da Presidência encerrou os trabalhos.

Antes, convocou as seguintes reuniões para o dia 13/10, terça-feira:

-  às 14h: Colegiado de Líderes

- às 15h: reunião extraordinária

 

Brasília, 7 de outubro de 2015.  

 

Walbinson Tavares de Araujo

                                                 Secretário Executivo