CÂMARA DOS DEPUTADOS

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
55ª Legislatura - 4ª Sessão Legislativa Ordinária

PAUTA DE REUNIÃO
DIA 06/06/2018

LOCAL: Anexo II, Plenário 10
HORÁRIO: 08h

TEMA: "Fatores fisiológicos que influem na Educação e na Aprendizagem"

Palestra em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Educação - REQ nº 434/18, de autoria do Dep. Alex Canziani PTB/PR.



Palestrante: Fernando Louzada

Pobreza material e cultural tornam evidente o que a riqueza dificilmente revela: fatores fisiológicos coexistem com os fatores psicológicos na aprendizagem escolar. O pleno desenvolvimento cognitivo depende, em parte, do amadurecimento do sistema nervoso, o qual é beneficiado por diversos fatores, dentre eles a alimentação, a atividade física e o sono. Nas últimas décadas, estudos têm detalhado os mecanismos pelos quais estes fatores interferem na saúde e, particularmente, na cognição e na aprendizagem. Apresentaremos alguns resultados que podem fornecer subsídios para nortear a definição de políticas públicas na área da Educação.

Fernando Louzada possui mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo, doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Harvard Medical School. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná. É membro-institucional da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) e do comitê científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).