CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 96.2021 Hora: 13:20 Fase: OD
Orador: EVAIR VIEIRA DE MELO, PP-ES Data: 26/08/2021

O SR. EVAIR VIEIRA DE MELO (PP - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, quero deixar registrada a grandeza dos Parlamentares que, na época, votaram o nosso código ambiental, o Código Florestal brasileiro, e tiveram coragem e ousadia. É importante sempre revisitar aqui nesta Casa as notas taquigráficas, porque a nossa Constituição também tem a omissão da assinatura de vários partidos que legitimamente poderiam fazer essa opção e não assinaram a nossa Constituição.

Nas votações do Código Florestal - eu não estava como Parlamentar, eu era técnico no meu Estado -, rememoramos bem a coragem e a ousadia que foi o Brasil fazer essa proposição, e nós estamos avançando. Portanto quem contribuiu à época, com certeza tem legitimidade ainda maior para propor as adequações, os ajustes.

Criou-se no Brasil o discurso da agressão ambiental ligada sempre ao setor da agropecuária, à agricultura. Eu repito: os maiores poluidores deste País são as cidades, são os espaços urbanos. Infelizmente, isso nunca foi tratado, porque nunca foi empoderado. Aí, sim, a nossa omissão de não deixar tratar disso publicamente fez com que, de forma inadequada, fossem ocupados esses espaços.

Portanto, defendo aqui novamente o empoderamento das Câmaras de Vereadores. Isso é empoderar as pessoas, isso é estar perto da comunidade, isso é levar esse debate para as eleições municipais, a fim de que o Vereador discuta com a comunidade e, ao ser eleito, participe do dia a dia dos debates, por rádio ou com o Prefeito, e se possa trazer a sociedade para fazer esse debate. Repito: isso é mais Brasil e menos Brasília! Fazer uma lei federal e ficar só no mundo da fiscalização não funcionou. Nós queremos empoderar, nós queremos fazer os investimentos, nós queremos preparar o Brasil...

(Desligamento automático do microfone.)

A SRA. PRESIDENTE (Rosangela Gomes. REPUBLICANOS - RJ) - Peço que encerre, Deputado.

O SR. EVAIR VIEIRA DE MELO (PP - ES) - Mais uma vez, quero reconhecer que isso é a nossa coragem, isso é tirar o poder central. Seria muito bonito você centralizar o poder, mas lá no seu Município, neste Brasil continental, da nossa Rondônia, da Deputada Jaqueline Cassol, da nossa Amazônia, do Deputado Marcelo Ramos, que tem conexão com o Agreste brasileiro, lá do Baixo Seridó, do nosso Rio Grande Norte...

Portanto, mais Brasil!