CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 96.2021 Hora: 13:20 Fase: OD
Orador: ERIKA KOKAY, PT-DF Data: 26/08/2021

A SRA. ERIKA KOKAY (PT - DF. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Eu fico muito impressionada com a capacidade que as pessoas têm de massacrar a verdade: "Ah, está se construindo uma tese de que o Brasil não respeita o meio ambiente". Bom, nós tínhamos um Ministro do Meio Ambiente envolvido em crime ambiental - em crime ambiental. Nós tivemos uma área devastada, nos últimos 12 meses, igual a 1,2 milhão de campos de futebol. Não é uma narrativa que foi construída, é a realidade.

E esta proposição que estamos discutindo aqui apenas reafirma que não há o respeito para com o meio ambiente. Aí vêm outros dizerem: "Vamos preservar as áreas consolidadas".

Nós propusemos uma emenda para que as áreas urbanas consolidadas pudessem ter a flexibilização da legislação, mas foi rejeitada.

O interesse não é esse. O interesse não é com a população de baixa renda, porque se você vai consolidar áreas urbanas ou flexibilizar a legislação para áreas urbanas consolidadas, tem que medir o interesse público, o interesse social, a recuperação ambiental, a recuperação da segurança da moradia, as condições técnicas para se ter moradia segura, e tudo isso foi rejeitado.

O que se quer aqui é favorecer...

(Desligamento automático do microfone.)