CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 90.2022 Hora: 17:08 Fase: BC
Orador: ROGÉRIO CORREIA, PT-MG Data: 21/06/2022

O SR. ROGÉRIO CORREIA (PT - MG. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente.

Essa CPI que o Presidente Jair Bolsonaro quer fazer aqui na Casa sobre o preço dos combustíveis é uma farsa. Aliás, Bolsonaro é um farsante. Nada que ele faz pode ser levado a sério. Agora é uma cortina de fumaça. Ele quer saber, através de uma CPI, por que os preços da gasolina estão altos. Não precisamos de uma CPI. Eu vou dar alguns dados para refrescar a memória não do Bolsonaro, mas dos bolsonaristas.

Nos 8 anos em que o Presidente Lula governou, a gasolina só subiu 43 centavos. Ela passou de um preço médio de 2 reais e 16 centavos para um preço de 2 reais e 59 centavos. Hoje ela já está correndo atrás dos 10 reais, em alguns locais do Brasil. Portanto, a gasolina no tempo de Lula era barata, e o diesel também. No tempo de Bolsonaro, está tudo muito caro. Por quê? Porque o preço está dolarizado. É o tal do PPI. Por isso é que os preços estão tão caros.

Agora, o que o Bolsonaro quer com essa Comissão Parlamentar de Inquérito, que alguns aqui confessam que também querem? Privatizar a empresa. Só que, se for privatizada, a situação vai piorar. Os preços ficarão evidentemente ainda mais caros, porque estarão nas mãos das empresas que querem lucro, que são as empresas que funcionam no interior do capitalismo e do capital financeiro internacional.

E tanto isso é verdade, Deputada Erika Kokay, que há um projeto de lei aqui na Casa - prestem atenção, brasileiros e brasileiras -, o PL 1.583, mandado para cá no início de junho, que desvincula da saúde e da educação os recursos do pré-sal. O cálculo que fazem os especialistas é que, de 2022 a 2031, se, de fato, forem desvinculados os recursos do fundo social do pré-sal da educação e da saúde, nós perderemos, nesses dois setores, educação e saúde, 58 bilhões de dólares de investimento. Por isso é que eles falam no fim do SUS, Sistema Único de Saúde, e que alguns propõem a cobrança nas universidades, porque eles já preveem o fim do serviço público, que vem junto com a PEC 32, que felizmente não foi aprovada aqui, mas que está na gaveta do Presidente da Casa, que, vira e mexe, ameaça colocar de novo a "deforma" administrativa em votação.

Pessoal, olho vivo: essa CPI é cortina de fumaça para privatizar um bem público brasileiro!

Fora, Bolsonaro! Está chegando a sua hora!