CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 89.2020 Hora: 18:36 Fase: OD
Orador: MAURÍCIO DZIEDRICKI, PTB-RS Data: 09/07/2020

O SR. MAURÍCIO DZIEDRICKI (Bloco/PTB - RS. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Presidente, quero aproveitar este momento para falar aos colegas da importância que tem esse texto que foi aprovado, da MP 975. O apoio e o resultado que isso implica na vida de quem é micro e pequeno empresário são muito grandes.

Eu tenho como compartilhar um pouco da experiência que nós tivemos aqui no Rio Grande do Sul durante o tempo em que eu tive o prazer de conduzir a Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa do Estado, quando nós criamos aqui o Programa Gaúcho de Microcrédito. A multiplicidade de novos negócios que surgiram a partir de investimentos facilitados, desburocratizados, com o objetivo direto de injetar recursos no pequeno negócio, fez com que uma nova economia pudesse acontecer no nosso Estado. Nós, no Rio Grande do Sul, ajudamos pouco mais de 100 mil gaúchos e gaúchas a ter o recurso empregado no seu próprio negócio.

Eu fico imaginando o produto, o resultado do que nós Parlamentares hoje aprovamos aqui. Nós vamos investir 30 bilhões de reais na micro e pequena empresa, na média empresa, justamente no momento em que eles mais precisam de apoio, mediante a inovação, a tecnologia, as maquininhas.

O Deputado Efraim Filho foi muito feliz ao trazer esse texto para a aprovação dos colegas, dos nossos pares aqui, porque isso resulta numa medida concreta de apoio e patrocínio, tendo como garantidor integral o Governo Federal, conforme a atuação que este precisa ter como indutor na economia para restabelecer um crescimento do nosso poder, enquanto País, de fomentar a nova economia que nós sonhamos ter.

Eu fiz questão de contribuir aqui porque, tendo em vista que 58% das empresas têm tido dificuldade de acessar crédito, os resultados que nós apresentamos aqui desde o momento da aprovação da MP 944 e o resultado efetivo da aprovação, agora, da MP 975, com as contribuições dos demais colegas, fazem com que possamos, mesmo em tempos de exceção, de pandemia, dar um alento, uma oportunidade ao empreendedor, para que ele possa ter a esperança e a expectativa de que o seu negócio não vai ruir por falta de apoio.

Aqui no Rio Grande do Sul, nós sofríamos com um grande problema de seca. Hoje nós tivemos o ciclone-bomba, um ciclone extratropical que trouxe muito prejuízo à nossa economia, e as chuvas.

Nós precisamos efetivamente de um Governo que canalize recursos, que dê oportunidade para as pessoas manterem seus negócios abertos com a certeza e a segurança de que o objetivo que nós temos é ver, cada vez mais, o Rio Grande do Sul e o Brasil crescendo muito.

Faço aqui também (falha na transmissão) do Rio Grande do Sul, que é Vice-Governador de Estado, o Delegado Ranolfo Vieira Júnior. Um dado muito positivo que hoje se comemora na Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul foi a diminuição de 21,9% dos homicídios no Rio Grande do Sul. Isso mostra um trabalho de inteligência, de monitoramento, de mapeamento criminal, resultado de uma política que nós temos visto acontecer aqui por meio da segurança pública.

Espero que não só os valores empregues na saúde, mas também os valores que os Deputados conseguiram mobilizar através das suas bancadas estaduais para a segurança e para os demais setores de desenvolvimento, de relacionamento com a comunidade possam ser liberados o quanto antes, para que mais chances e oportunidades tenhamos de defender os brasileiros e as brasileiras.

Esta é a mensagem de esperança que eu quero deixar aqui, com o voto de louvor e parabéns ao Deputado Efraim Filho, pelo resultado alcançado na sessão de hoje.