CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 80.2021.B Hora: 15:32 Fase: BC
Orador: RICARDO SILVA, PSB-SP Data: 22/09/2021

O SR. RICARDO SILVA (PSB - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, um abraço a V.Exa., um abraço aos colegas Deputados e Deputadas deste Parlamento!

Primeiro, Sr. Presidente, eu faço questão de registrar a força da mulher na política. Estamos recebendo aqui duas Vereadoras de Leme: a Vereadora Cintia, que realiza muito bem um trabalho pela saúde em Leme, é uma lutadora pela saúde; e a Vereadora Vanessa, uma batalhadora pelas causas justas e pela bandeira das mulheres de Leme. Registro ainda a presença de uma mulher que participa da política em Aramina. A Vereadora Nieli também visita a Câmara dos Deputados. Faço uma saudação especial às mulheres que atuam na política, que trazem a esperança de um País melhor para todos nós.

Sr. Presidente, estou muito preocupado com os rumos da reforma administrativa. Temos a informação de que essa matéria pode ser votada a qualquer momento, pode vir a plenário. Eu falava com os meus colegas oficiais de justiça que estão fazendo um lindo trabalho aqui na Câmara Federal. Falava com o Mário, agora, por telefone, que também está no prédio do Legislativo, por intermédio de quem saúdo todas as instituições do Brasil que defendem os oficiais de justiça, os servidores públicos.

Essa reforma é muito ruim. Vai-se retalhando o texto cada vez mais, numa tentativa de se conseguir apoio nesta Câmara. Mas não dá para negociar uma reforma administrativa que vai prejudicar sobremaneira o serviço público, os servidores públicos. Se tiver que haver uma reforma, espera-se que ela mexa com o topo da pirâmide, com os membros dos Poderes, a começar por esta Casa de Leis, a começar pelos Deputados, pelos Senadores, e não pelos coitados dos professores, dos garis, pela parte mais sensível. Não dá para aceitar esse texto da reforma administrativa. Essa é a nossa manifestação sobre esse tema.

Eu quero aproveitar esta oportunidade, Sr. Presidente, para falar a respeito de um projeto de lei que está tramitando nesta Casa, o PL 4.732/20, que libera linha de crédito, com taxa de 2,5% ao ano, para aposentados e pensionistas. Trata-se da chamada margem social. Nós sabemos que os aposentados, que as pessoas idosas não tiveram ajuda de ninguém nesta pandemia. Sofreram porque o filho perdeu o emprego, o neto perdeu o emprego.

Falei hoje com o Dr. Sandro Lúcio Gonçalves - grande advogado, lutador pelos aposentados - sobre a necessidade de aprovação de projetos na Câmara que dizem respeito à pessoa idosa. Também tramita nesta Casa projeto sobre o 14º salário.

É claro que nós sabemos que isso é difícil. Não podemos iludir ninguém. Não há como iludir ninguém. Mas nós temos que lutar. Se não for um 14º salário, que seja um abono extra para o aposentado, para o pensionista. Que tenhamos alguma ajuda para a pessoa idosa. Todo mundo está lutando para ter ajuda na pandemia com a queda de faturação das empresas. Que o aposentado também tenha essa ajuda!

Um abraço ao Dr. Sandro, ao Filipe Brito, ao Milton Dantunes, ao João, a todos os que movimentam a causa dos aposentados pelas redes sociais.

Contem comigo, pois o idoso tem que ter voz neste Parlamento. E essa voz nós assumimos de forma firme.

Obrigado.