CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 80.2021.B Hora: 14:48 Fase: BC
Orador: REGINALDO LOPES, PT-MG Data: 22/09/2021

O SR. REGINALDO LOPES (PT - MG. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente.

Nobres colegas, é lamentável nós termos que reconhecer que o Presidente da República é um caloteiro. E eu vou explicar por quê. Primeiro, é um presidente que nunca, Deputada Benedita da Silva, entregou num hospital para agradecer a um profissional da área da saúde. Eu fui autor do projeto que garantiu a indenização aos profissionais da saúde. Esse Presidente, por falta de empatia, vetou. Democraticamente, o Congresso derrubou o veto. E ele recorreu ao Supremo Tribunal Federal.

Ele é um caloteiro! Não tem empatia pelos heróis e heroínas que enfrentaram a COVID-19. Mas ele é caloteiro, porque ele mandou uma PEC para não pagar os precatórios ao povo brasileiro. Ele quer dar 10 anos de calote. Quem são esses brasileiros? Vários profissionais da área da saúde e da educação.

O Governo deve mais de 3 bilhões de precatórios aos Estados e Municípios, recursos da área da educação básica. Ele está dando calote em professores, porque os Municípios não têm recurso para pagar o piso salarial, que é de 3 mil reais.

Mas o Presidente também é caloteiro, porque ele quer, junto com a sua base no Senado, tirar os investimentos mínimos na área da educação nos anos de 2020 e 2021. Mas é caloteiro também, porque quer cortar 25% dos salários dos servidores públicos com a "deforma" administrativa. Mas, para o setor privado, tudo! Para os banqueiros, junto com aquele incompetente caloteiro Paulo Guedes, eles querem permitir cooperação técnica, terceirização do serviço público em termos de cooperação.

Então, querem privatizar o serviço público, para dar calote em definitivo no concurso público, para colocar os amigos, os contratados, para trabalhar na máquina pública. É um caloteiro! É uma vergonha um presidente sem postura, sem liturgia do cargo representar o nosso País na Assembleia Geral da ONU.

É mentiroso, mentiu para o mundo! Ele deveria ficar lá, por lá. Se este País fosse sério, não aceitaria um presidente que vai trazer uma comitiva do vírus novamente para o Brasil porque são irresponsáveis, sequer tiveram coragem de se vacinar e estão transmitindo vírus para o mundo.

Presidente, peço a V.Exa. que o meu discurso seja divulgado no programa A Voz do Brasil.