CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 8.2020.N Hora: 12:36 Fase: OD
Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 13/05/2020

O SR. CARLOS ZARATTINI (PT - SP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Deputadas, Senadores e Senadoras, ontem nós tivemos o registro de falecimento de 881 pessoas por coronavírus. Uma delas foi um companheiro nosso aqui de São Paulo, o companheiro Geraldo José da Cunha, um militante do nosso partido, militante sindical da Universidade de São Paulo. E queremos, em nome dele, solidarizar-nos não só com a família dele, mas com as famílias de todas as 881 pessoas que faleceram ontem.

O impressionante, Sr. Presidente, é que o avanço dessa epidemia no Brasil não causa nenhuma comoção ao Presidente da República e à sua equipe. Eles se mantêm completamente alienados daquilo que vem acontecendo no País, que está enfrentando uma mortandade desse tamanho, com cidades na calamidade, como é o caso de Manaus, como é o caso de Fortaleza, como é o caso até aqui de São Paulo, onde só não é pior por causa da infraestrutura hospitalar, que é a melhor do País, senão aqui também estaríamos dessa forma.

A epidemia atinge os bairros pobres dessas cidades. Morrem principalmente aquelas pessoas que não têm condições, não têm plano de saúde, não têm condições de manter a quarentena por conta da precariedade da sua moradia. E o Governo promove decretos considerando essenciais os serviços de cabeleireiro e de academia de ginástica!

Sr. Presidente, esse Governo não tem condições de governar o País. Agora começam a falar em prorrogar os 600 reais. A nossa bancada do PT já propôs que os 600 reais sejam prorrogados por pelo menos 12 meses, porque a crise seguinte a essa pandemia vai ser uma crise que levará milhões ao desemprego, milhões não vão ter fonte de renda. E o Governo age lentamente para resolver o problema.

O Bolsonaro está fazendo a avaliação de que, mantendo os 600 reais, ele vai manter a sua popularidade, porque ele não consegue ver que a sua popularidade está caindo exatamente porque o seu Governo não se preocupa com o Brasil, não se preocupa com o povo brasileiro.

O Governo dele está preocupado com o quê? Com livrar a si mesmo e a sua família dos crimes que, parece, tudo indica, eles cometeram, crimes que começam a surgir.

Por que um Presidente da República, em uma reunião ministerial, diz que tem que ter uma proteção da Polícia Federal à sua família? Ora, porque exatamente é um Governo que tem o que esconder. O que ele quer esconder, nos parece, é gravíssimo. Tudo indica que é grave. E isso tem que ser avaliado pelo Congresso Nacional.

O Congresso Nacional tem lutado muito para aprovar projetos que garantam ao Governo as condições de combater a pandemia. Nós aprovamos os 600 reais, eles queriam 200 reais. Nós aprovamos ajuda a Estados e Municípios. Nós aprovamos recursos para pequenas empresas. Nós estamos trabalhando para tentar suprir aquilo que o Executivo não é capaz de fazer.

Mas nós precisamos ter um comando central no País. Nós não podemos nos abster de debater essa situação política. A situação política se agrava. Temos que votar projetos importantes e necessários, mas também é necessário reconhecer que o Governo do Sr. Jair Messias Bolsonaro é incapaz de conduzir o País, e vai levá-lo a uma situação cada vez pior. Esse Governo tem que ser retirado!

Nós temos que promover a aprovação de uma emenda constitucional que já tramita há muito tempo, de autoria do ex-Deputado Miro Teixeira, que trata da convocação de eleições diretas. Existe outra PEC, que anda conjuntamente com essa, do Deputado Henrique Fontana, que trata exatamente de que, quando o mandato se encerrar antes de 3 anos, sejam convocadas novas eleições.

Nós precisamos do afastamento desse Presidente, da convocação de novas eleições e de um Presidente que possa concluir o mandato, tirando o País desse buraco em que ele está cada dia mais metido.