CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 8.2020.B Hora: 13:08 Fase: BC
Orador: VICENTINHO, PT-SP Data: 14/07/2020

O SR. VICENTINHO (PT - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, hoje eu estou com esta camisa em homenagem ao Corinthians e, especialmente, em homenagem à Gaviões da Fiel, que tomou uma atitude interna e foi às ruas contra o fascismo, em defesa da democracia.

Sr. Presidente, senhoras e senhores, eu quero fazer um relato sobre uma reunião que tive com a Direção do Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social do Estado de São Paulo. A mim foram relatados abusos, desrespeito e falta de atenção às condições de trabalho na volta ao trabalho.

Há algo mais grave do que isso, Sr. Presidente, em função da Medida Provisória nº 922, de 2020. Há um abuso do Governo Bolsonaro ao contratar, para esse trabalho temporário, militares para todas as áreas. Aliás, já são 2.716 militares no Poder Executivo. Acabamos de constatar, através de uma pesquisa da Vox Populi, que 83% do povo não está gostando disso - e não é por serem contra os militares. Não é isso! As Forças Armadas têm um papel fundamental na defesa da soberania.

Entretanto, no caso da Previdência Social, com essa contratação temporária, muitos militares vão ocupar o lugar dos próprios profissionais aposentados que deveriam ser aproveitados em um caso como esse. Os profissionais da Previdência, pelo cuidado no atendimento e pelo know-how que possuem, deveriam ser considerados, deveriam ter prioridade. Nós não vamos colocar um médico para cuidar das Forças Armadas, assim como não podemos concordar com um Ministro da Saúde - é o caso do atual Ministro - que não conhece a situação da saúde no nosso Brasil. Tanto é que nenhum efeito é dado a respeito da situação do combate ao coronavírus.

Na semana passada, nós assistimos ao Sr. Elcio Franco, também militar, Secretário Executivo do Ministério da Saúde, maltratando um membro da classe trabalhadora que simplesmente cumpria o papel de lhe servir café. O Secretário agiu de maneira dura e desrespeitosa.

O que nós achamos de bom alvitre? Se precisarem contratar pessoal para qualquer área do Poder Executivo - por exemplo, para a Previdência -, a prioridade tem que ser dada a quem tem experiência, já que é algo urgente. Devem ser contratados os aposentados, que já trabalharam com isso durante toda a vida. Se precisarem contratar um aposentado para exercer alguma função nas Forças Armadas, contratem os militares prioritariamente. Os militares podem exercer outros cargos? Até podem, desde que, prioritariamente, tenham convocado para a saúde, para a educação, para a Previdência Social, para qualquer outra área aposentados dessas áreas, a fim de garantir a qualidade e o melhor atendimento ao povo.

Obrigado.