CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 73.2021 Hora: 13:32 Fase: OD
Orador: IGOR TIMO, PODE-MG Data: 01/07/2021

O SR. IGOR TIMO (PODE - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, ontem foi um dia muito especial na história desta Casa. Nós tivemos a oportunidade de aprovar o Projeto de Lei nº 1.605, de 2019, que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer, projeto este que tive a honra e a confiança do Presidente para relatar.

Hoje, menos de 24 horas depois, temos novamente a felicidade de vir a este plenário para falar de um projeto de autoria também da nossa bancada do Podemos, agora na figura do Senador Reguffe, o Projeto de Lei nº 6.330, de 2019. É outra proposta fundamental para o tratamento e atendimento aos pacientes com câncer. O projeto busca ampliar o acesso ao tratamento e aos medicamentos domiciliares de uso oral contra o câncer pelos usuários de planos de assistência à saúde. A proposta vem trazer conforto e humanidade ao tratamento dos pacientes, que poderão receber os medicamentos em casa.

Sabemos que a luta contra o câncer envolve muitas batalhas, os medicamentos muitas vezes são agressivos e interferem na locomoção dos pacientes.

Por isso, essa proposta é tão fundamental, Presidente. Ela irá permitir que os pacientes recebam em casa os seus medicamentos. O projeto então...

(Desligamento automático do microfone.)