CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 72.2020 Hora: 15:40 Fase: OD
Orador: BACELAR, PODE-BA Data: 03/06/2020

O SR. BACELAR (PODE - BA. Sem revisão do orador.) - Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu sou a favor da legalização dos jogos no Brasil. Em todos os países desenvolvidos, os jogos são liberados; em todos os países democráticos, os jogos são liberados -, mas neste caso, Sr. Presidente, não se justifica. O Governo está autorizando as emissoras de televisão a fazerem sorteios, que são jogos de azar, e deixando de lado um trabalho muito grande da Comissão do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil, responsável por um projeto que tramita nesta Casa há 30 anos e nós não deliberamos.

Eu queria saber se o ilustre Deputado Sóstenes Cavalcante está presente, ou então outro grande e ilustre Deputado e amigo, o Deputado Pr. Marco Feliciano, para saber se a bancada evangélica vai votar a favor da legalização de uma modalidade de jogo de azar.

Eu quero conclamar os evangélicos que têm assento nesta Casa a responderem se o diabinho da Ministra Damares só funciona para os jogos que estão estabelecidos na sociedade brasileira; se o diabinho do qual a Ministra Damares falou não vai atacar a consciência dos evangélicos por estarem votando, Sr. Presidente, na legalização de um jogo de azar.

Sinceramente, eu sou a favor dos sorteios da televisão. Sei que essa medida provisória do Governo é para atender uma determinada rede de televisão que apoia o Presidente Bolsonaro. É para isso. É o "toma lá, dá cá" da velha política que Bolsonaro faz.

Mas são dois pesos e duas medidas. O Brasil quer a legalização dos jogos. Nós defendemos isso; a Câmara já fez o seu trabalho; precisa o Presidente Rodrigo Maia pautar o assunto. Agora, trazer esse assunto, com caráter de medida provisória, sem a urgência necessária que um assunto desse nível requer, em pleno tempo de coronavírus, e os evangélicos legalizarem jogos de azar no Brasil, eu quero ver.

Estou convocando os Deputados Pr. Marco Feliciano e Sóstenes Cavalcante para que nós debatamos e saibamos qual é o pensamento dos evangélicos.

Vamos retirar de pauta essa medida provisória.

É o meu apelo.