CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 70.2019 Hora: 20:48 Fase: BC
Orador: JOSÉ MEDEIROS, PODE-MT Data: 15/04/2019

O SR. JOSÉ MEDEIROS (PODE - MT. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidente, tenho ouvido aqui constantemente um debate muito forte em relação a temas que o Governo está colocando em prática. Eu acho isso bem normal, porque Bolsonaro está sendo acusado de ser Bolsonaro. Ele está sendo acusado de implantar e implementar um programa que foi discutido em campanha. E mais: esse programa foi vencedor. A população o escolheu. Então, entendo o desespero da Oposição, porque olham e falam: "Caramba, esse cara está conseguindo implementar o programa! Ele tem coragem de fazer aquilo que se propôs a fazer". Diga-se de passagem que esses são desafios muito grandes, porque governos atrás de governos ficaram jogando para a galera. Mesmo nos momentos em que o Brasil teve, vamos dizer assim, gordura para queimar, jogaram essa oportunidade no mato.

Agora ouvi alguns falando sobre os banqueiros. Na verdade, os banqueiros deitaram e rolaram no Governo Fernando Henrique, no Governo Lula, no Governo Dilma. Eu concordo: se temos que fazer uma discussão sobre o sistema financeiro, vamos fazer. Mas em 100 dias?

Ainda agora ouvi uma discussão, e lamento que a Deputada tenha falado aquilo, porque já passa para discriminação religiosa. Presidente Geovania, eu tive a oportunidade de participar, durante essa semana, de um congresso na Universidade de Oxford sobre liberdade religiosa. Muito me admira que hoje vários Deputados da Oposição, vários Senadores tenham começado a discutir que o Governo fez a renovação do passaporte do Bispo Edir Macedo. Nossa, houve o maior escândalo! Eu quero rememorar aos mais esquecidos que esse decreto foi do Presidente Lula e engloba não só Edir Macedo, esse decreto engloba os cardeais da Igreja Católica, engloba as grandes lideranças religiosas do País. "Mas, como eu não gosto da Igreja Protestante, vamos tirá-lo do pastor tal". "Se eu não gosto de fulano, vamos tirá-lo do pastor tal". Por causa disso, vai-se ter que o tirar dos bispos? Queriam que ele cancelasse o decreto só para que Edir Macedo não renovasse o passaporte?

Essa discussão está muito pequena. Nós temos que analisar a reforma da Previdência, que vai mudar a cara deste País, vai trazer investimentos. Mas ficam nessa discussão rasteira, enrolando-se no cabelo das pernas, e toda hora dizendo que estão defendendo o pobre. Como estão defendendo o pobre, se é o pobre que está se lascando, se é o pobre que está sem emprego, se é o pobre que está arrebentado? "Não há dinheiro para o FIES, não há dinheiro para a saúde." É lógico que não há! Durante 14 anos se jogou dinheiro no ralo! Agora chegou o momento de apertar o cinto - foi o disse o Deputado Luiz Lima com muita propriedade -, para que, num futuro bem próximo, possamos pelo menos ter dinheiro para cobrir as necessidades básicas, porque acabaram com o dinheiro. É muito fácil acabar com o dinheiro e depois vir criticar, mas isso faz parte do processo.

Para concluir, Sra. Presidente, digo que lamento muito o que aconteceu na França hoje: a queima da Catedral de Notre-Dame. Eu acho que era o PSOL que estava na manutenção...

(Desligamento automático do microfone.)