CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 69.2021 Hora: 17:56 Fase: OD
Orador: HENRIQUE FONTANA, PT-RS Data: 23/06/2021

O SR. HENRIQUE FONTANA (PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, a Minoria libera.

Eu quero dialogar com V.Exa., Presidente, sobre essa questão que envolve uma decisão pessoal de V.Exa. e uma fala da Deputada Talíria. Evidentemente, V.Exa. tem todo o direito e liberdade de tomar a decisão que melhor lhe aprouver. Mas, como Parlamentar, a minha leitura é que é uma excepcionalidade muito grande uma interpelação judicial do Presidente da Casa em relação a um discurso e uma opinião de uma Parlamentar dentro do plenário.

Nós já tivemos muitos embates.

O SR. PRESIDENTE (Arthur Lira. PP - AL) - Eu vou lhe dar mais 1 minuto após isso, mas eu só quero que V.Exa. corrija sua fala para não ser injusto.

A interpelação foi extrajudicial para dar uma chance à Deputada de corrigir um erro, porque ela me chamou de racista. Ela não disse que eu tive a atitude. Eu estou com o discurso dela aqui. Então, seria bom que V.Exa. lesse o discurso que foi proferido, para que nós aqui nesta Casa não comecemos a adjetivar outros do que não gostariam de ser adjetivados.

Então, não tive essa atitude. Não aceito essa atitude, e a Casa não aceitará.

Eu fiz uma interpelação extrajudicial. Digo isso com todo o respeito que tenho por V.Exa., pela Deputada Talíria ou qualquer outro Deputado nesta Casa.(Palmas.)

Concedo mais 1 minuto a V.Exa.

O SR. HENRIQUE FONTANA (PT - RS) - Presidente, eu também quero reafirmar o enorme respeito que tenho por V.Exa. e pela Deputada Talíria.

Quero retomar o meu raciocínio. É uma interpelação extrajudicial, mas, em muitos momentos, independentemente de opiniões, já houve palavras fortes no Parlamento que foram reacordadas, repactuadas pelo diálogo dentro da própria sessão. Eu já ouvi Parlamentar aqui chamar o outro de ladrão e voltar atrás.

Eu só quero dizer, Presidente, que a cadeira que V.Exa. ocupa lhe dá muito poder e muita responsabilidade. Isso pode ser interpretado também como um processo de intimidação. Então, eu prefiro o diálogo dentro do Parlamento. Se houve excesso daqui ou dali, que se ajustem esses excessos, mas eu não acho que seja uma boa política a política das interpelações extrajudiciais.

Registro isso pelo respeito que tenho a V.Exa., à Deputada Talíria e à democracia dentro do nosso Parlamento.