CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 66.2019 Hora: 11:44 Fase: OD
Orador: FREI ANASTACIO RIBEIRO, PT-PB Data: 11/04/2019

O SR. FREI ANASTACIO RIBEIRO (PT - PB. Sem revisão do orador.) - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, Sra. Presidente, é necessário salientar, como já foi dito aqui pelo colega, a importância deste projeto no que diz respeito a ações ligadas à nossa relação com o BIRD.

A Junta de Governadores da Corporação Financeira Internacional, instituição do Banco Mundial, aprovou alterações no texto da Convenção da Corporação, com vistas a proporcionar maior voz e participação aos países em desenvolvimento - é importante salientar isso -, por meio de emenda constante da Resolução nº 256, adotada em 9 de março de 2012. Essa emenda entrou em vigor em 27 de junho de 2012, 90 dias após a comunicação formal da aprovação necessária pelos países-membros, e já produz efeitos no plano internacional.

Concluo a minha fala em defesa desta matéria, dizendo que essa emenda vem beneficiar os menores acionistas, os países em desenvolvimento e as economias em transição como conjunto. Portanto, a medida beneficia países em desenvolvimento que necessitam muitas vezes de empréstimos, de ajuda para o desenvolvimento.

Este tema é importante, e eu voto pela aprovação, como já disse ao relatar a matéria. Acredito que esta Casa aprovará este projeto neste momento.

Muito obrigado.