CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 62.2021 Hora: 19:44 Fase: OD
Orador: VIVI REIS, PSOL-PA Data: 09/06/2021

A SRA. VIVI REIS (PSOL - PA. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Boa noite a todos e a todas!

Muito obrigada, Presidente, pela palavra.

Eu gostaria de fazer uma intervenção a respeito da Medida Provisória nº 1.052, de 2021. Nós precisamos lutar contra a MP 1.052/21. Essa MP afetará os fundos constitucionais, o FNO, o FNE e o FCO, que financiam importantes projetos para o desenvolvimento das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

É um tema de grande relevância, Sras. e Srs. Deputados. É um tema que necessita da nossa atenção especial. Por isso, eu, como Deputada do Pará, apresentei uma emenda também relacionada a essa MP, para que seja garantido o crédito à população da Amazônia. Nesse contexto, nós precisamos debater esse tema, entender esse grave ataque aos fundos constitucionais e aos bancos públicos.

Por isso, nós estamos, juntamente com as associações, com a AEBA - Associação dos Empregados do Banco da Amazônia, com a AFBNB - Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil e também com a Diretoria do Banco da Amazônia, lutando contra essa MP 1.052/21.

Nesse contexto, eu queria, além de manifestar o meu apoio a esse tema tão importante para nós, povo da Amazônia, também fazer um chamado para as manifestações e para as atividades do calendário de lutas que está sendo organizado pelas associações da categoria, com um forte protagonismo dos bancários e bancárias.

Nesse sentido, já quero fazer o chamado para a manifestação presencial, com todos os cuidados sanitários, que vai acontecer no dia 10 de junho, a partir das 10 horas, na frente da sede do Banco da Amazônia, na Presidente Vargas, em Belém do Pará. E também haverá um ato virtual, que acontecerá a partir das 19 horas.

Todas essas lutas são importantíssimas para os trabalhadores do setor bancário, dos bancos da Amazônia, do Nordeste e do Centro-Oeste. É importante também para toda a população que hoje utiliza os serviços desses bancos. E é importante também para a economia dessas regiões. Não podemos aceitar esse brutal ataque aos bancos públicos regionais.

Por isso, eu estou aqui já declarando o meu apoio, dizendo que estamos contra a MP 1.052/21.

Vamos lutar, juntos e juntas, pela garantia da economia da Amazônia e de todas essas regiões, que hoje, com certeza, precisam desses bancos públicos para seguirem desenvolvendo-se.

Muito obrigada pela palavra.

Sigamos em defesa dessa categoria, em defesa dos bancos públicos e contra a MP 1.052/21!