CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 58.2020 Hora: 19:44 Fase: OD
Orador: FERNANDA MELCHIONNA, PSOL-RS Data: 05/05/2020

A SRA. FERNANDA MELCHIONNA (PSOL - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, nós vamos votar favoravelmente ao destaque do PSB, que é um destaque importante. Os companheiros acertam quando tiram do texto vários aspectos que, mais uma vez, atacam mais os servidores públicos e também tiram a autonomia das Assembleias Legislativas Estaduais para decretar estado de calamidade.

Nós torceremos e lutaremos, Sr. Presidente, para que este destaque seja aprovado. Mas nós queremos lamentar profundamente que o ponto final da votação deste texto seja no Senado, numa manobra. Deveria ter sido feito o caminho contrário por parte do Senado, do Governo Bolsonaro e de Paulo Guedes. Nós deveríamos estar votando o PLP 149, com as alterações do Senado, e não o contrário.

Essa manobra do Governo precisa e merece ser denunciada. Por isso, fomos contra o regime de urgência. Por isso, votamos contra o mérito. E, embora queiramos reduzir danos, aprovando alguns destaques, nós temos a convicção de que houve uma política de chantagem do Guedes, infelizmente, com o apoio do Senado.