CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 57.2021.B Hora: 10:32 Fase: BC
Orador: PAULO TEIXEIRA, PT-SP Data: 08/07/2021

O SR. PAULO TEIXEIRA (PT - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, quero repudiar a nota escrita ontem pelo Ministro da Defesa, o General Braga Netto, e pelos Chefes das três Forças.

E por que quero repudiar? Porque eles quiseram constranger o Senador Omar Aziz, e constranger o Parlamento é inaceitável em tempos de democracia. O que ontem os militares deveriam ter feito era reprovar toda forma de corrupção praticada por civis e por militares.

A CPI do Senado está a investigar a corrupção no Ministério da Saúde na compra de vacinas, em que se estabeleceu um dólar por dose de vacina como propina. E, pasmem, senhores, isso aconteceu na gestão um general, o General Pazuello, e da cena do crime outro militar também participou.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o que nós precisamos fazer é aprovar uma PEC impedindo militares da ativa de exercer cargos nos Governos. Assim como nenhum membro do Poder Judiciário e nenhum membro do Ministério Público, nenhum militar na ativa deveria poder participar de cargos civis, e este Governo tem 7 mil militares exercendo cargos civis.

Pasmem, senhores, o maior genocídio, o maior trauma que este País já viveu, com mais 530 mil mortos pela pandemia, se deu sob a coordenação de um militar, o General Pazuello, então Ministro da Saúde. E os militares estão no Governo exercendo cargos e obtendo benefícios. Vejam os salários dos Ministros militares: salários de 60 mil reais ou mais! Temos que dar um paradeiro nisso.

Deixo aqui toda a minha solidariedade ao Senador Omar Aziz, o nosso repúdio a essa nota que foi emitida. Somos a favor da aprovação da PEC que impede militares de exercer cargos civis e que exista uma quarentena para aqueles que exerçam funções tipicamente de Estado.

Repito: venho aqui repudiar a nota assinada pelo Ministério da Defesa e pelos Chefes das três Forças no dia de ontem.